Consulta

quinta-feira, 13 de junho de 2024

O mistério da taça do Clube Atlético Potiguar (I)

O "desconhecido" troféu e o erro do ano da fotografia são detectados com exclusividade

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O que me chamou a atenção na fotografia do rubro-negro da capital potiguar foi o troféu exposto no gramado do Estádio Juvenal Lamartine.

A imagem faz parte do acervo do ex-atleta e memorialista José Ribamar Cavalcante (eternizado em biografia escrita pelo jornalista Kolberg Luna Freire).

Outra observação da foto, disponibilizada por internautas em rede social, está na legenda para identificação dos jogadores.

Trata-se de um erro na localização do grupo de atletas no tempo. Aponta 1970. Mas todos os indícios levam a crer que a foto é do começo da década de 60.

Quem fez a legenda não percebeu que um dos jogadores, o falecido meia-atacante Osiel Lago de Souza, pendura as chuteiras em meados dos anos 60.

Osiel começou no juvenil do América de Natal (1959) e andou pelo Recife, e com o licenciamento do alvirrubro passou-se ao Atlético e deste ao Alecrim.

Retorna ao clube americano na volta do licenciamento de seis anos (1966), é campeão em 1967 e novamente levanta o título, agora como treinador, em 1969.

Quanto a Taça agora não tenho como informar como foi ganha e em qual competição, pois somente tenho conhecimento de dois títulos atleticanos no período.

Pelo que sei o CAP venceu dois torneios de abertura do campeonato estadual em mais de cem anos de história: o Início (1968 e 1970).

O clube foi um dos fundadores de uma das primeiras ligas de futebol em 1918 e campeão da competição em 1921 como o tricolor Centro Esportivo Natalense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário