Consulta

terça-feira, 25 de novembro de 2025

O "Dengoso" treinador do Quixadá FC?

O penúltimo, agachado, o potiguar João Tavares de Morais, "Tidão", recentemente falecido com mais de 90 anos

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Três situações chamaram a atenção do repórter no recorte de um jornal de Fortaleza, sobre os antecedentes e preparativos do Quixadá FC para a primeira participação na elite do campeonato cearense (1968), pelo acesso com o título da segunda divisão no ano anterior.

Primeiro: dirigente Raimundo Souza de Oliveira declina o nome do treinador Manoel Conrado do Nascimento (Aracaju/SE, 15/7/1923 – Fortaleza/CE, 2011), o "Dengoso", antigo jogador, sequencialmente (entre 1946/1952), do Santa Cruz/PE, Paysandu (Belém do Pará), Moto Clube (São Luís/MA), Sport Recife e Auto Esporte (João Pessoa/PB).

Mas quem assumiu mesmo a direção técnica foi o tenente da Aeronáutica Osvaldo Heleno Nazardo, que havia treinado o Ferroviário em 1961 e dez anos depois comanda o Calouros do Ar na beira do gramado. Mas não demora muito, cai no final de março diante de uma sequência de derrotas.

Segundo: a base do elenco, de acordo com a escalação do time titular na fotografia, com oito jogadores do selecionado de Quixadá campeão do torneio intermunicipal ("Copa do Sertão") em 1963 e decidido em janeiro do ano seguinte: Mariano, Albano, Arara, Mafia (goleiro), Vicentinho, Perpétuo Correia Lima, Zé Leônidas e Amaury.

Terceiro: o diretor do estreante explica os amistosos contra seis clubes da capital cearense com vitórias frente o Nacional (o time da rapaziada dos Correios), Calouros do Ar (a equipe da Base Aérea), Gentilândia, América (2 x 1) e o Ceará (1 x 0).

A única derrota para o Fortaleza (pela contagem mínima), mas como Seleção de Quixadá, dia 8 de dezembro de 1963, um mês e dias antes da decisão da competição intermunicipal contra o selecionado de Beberibe (12 de janeiro de 1964), conforme o site Futebol 80.

Esquisito: o jogo contra o “Vovô” não consta na mesma fonte da internet. Algum ruído na coleta de dados ocorreu desde lá!

 

MOTO: João Mouchrek (diretor), Rui, Merci, Gegeca, Pinheirense, Carapuça, Mourãozinho; Batistão,Galego, Ênio Silva, Ananias e Dengoso

FONTES/IMAGENS

A União

O Liberal

Diário do Nordeste

O Norte

Arquivo Coral

Aventuras na História

Blog do Marcão

Futebol Maranhense Antigo

Futebol 80

Jornal da Grande Natal

Súmulas Tchê

Nenhum comentário:

Postar um comentário