Em 1941, a maior companhia de refrigerantes do mundo instalou no Recife a primeira fábrica do Brasil. Entretanto a Coca-cola não esperava encontrar na capital pernambucana a forte concorrência de uma marca regional, o Guaraná Fratelli Vita, que não conseguiu superar em vendas até deixar de ser produzido em 1972.
Mas, o que tem a ver um refrigerante nordestino com a Revolução Praieira e a Revolução de 30? A implantação do bonde elétrico e do telefone automático na "Veneza Brasileira"? Os vôos do Jahu e do Zeppelin? O Ciclo do Cinema do Recife e a Segunda Guerra Mundial? e a implantação do rádio e da TV recifenses?
As respostas para essas e outras perguntas, além de algumas lendas e curiosidades dos 80 anos da história rica e apaixonante da Fratelli Vita, agora são finalmente reveladas, com todos os detalhes e fartamente ilustradas com mais de 90 imagens raras, no novo livro do escritor e colecionador de fotos antigas do Recife, Gustavo Arruda. Baseado em documentos e informações de uma minuciosa pesquisa, durante dois anos, em bibliotecas, fundações, institutos, jornais, museus, arquivos públicos, universidades e de antigos empregados, familiares e contemporâneos da extinta fábrica da Soledade.
E, como a Fratelli Vita começou com a matriz de Salvador, o livro também traz fatos interessantes sobre a história da Bahia, como a iluminação a gás acetileno no agreste baiano, o cinema ao ar livre “Recreio BonFim”, a chegada do Frevo no centro soteropolitano, a criação do primeiro trio elétrico do Brasil e a famosa fábrica dos cristais baianos.
Não haverá lançamento presencial ou venda em livrarias convencionais. Mas, o “lançamento virtual” será no Facebook, no próximo dia 25 de abril, e o livro já pode ser comprado pela Internet.
SERVIÇO
Livro: “A HISTÓRIA DA FRATELLI VITA NO RECIFE” (86 págs, 21x21 cm, 176 g, p&b)
Autor: Gustavo Arruda
Editora: Perse (São Paulo / SP)
Vendas: perse@perse.com.br ou www.perse.com.br
Preço: R$ 28,00 (+frete)
Lançamento virtual: 25-abr-2015 | Sáb | das 20h às 21h | Facebook (bate-papo aberto com o autor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário