O Águia de Marabá, município e cidade do interior do Estado do Pará (Região Norte), está desde 2008 na Série C (terceira divisão). O segundo clube estreiante contra o time americano é o Cuiabá, do rio e da capital mato-grossense do mesmo nome (Centro-Oeste). Em uma próxima postagem o leitor terá mais informações sobre este time cuiabano
O adversário do América de Natal na estréia da Série C (16 ou 17/5) é o Águia de Marabá Futebol Clube (PA), fundado em 22 de janeiro de 1982, como Águia Esporte Clube.
As cores são o azul e branco. Manda os jogos no Estádio Zinho de Oliveira, com capacidade máxima para 4.500 torcedores.
Começou na segunda divisão de Marabá. Depois de quatro vice-campeonatos municipais e três conquistas de “caneco” profissionalizou-se em 1999.
Neste mesmo ano termina entre os quatro melhores colocados, na primeira participação do campeonato estadual paraense.
Nos dois anos seguintes é o campeão do interior na mesma competição. Disputa a Série C pela primeira vez.
Em 2002 ganha a Copa Maranhão/Pará/Tocantins. Em 2008 conquista a “Taça Cidade de Belém” (primeiro turno do Estadual). Perde a decisão final para o Remo, da capital.
Na Série C fica em quinto, de onde não mais saí, sendo, este ano, a oitava participação.
Em 2010 conquista o segundo turno (Taça Estado do Pará). Porém, novamente, é vice na final, desta vez contra o Paysandu, o outro grande da capital.
Em 2013 é rebaixado no Parasão. O ano passado escapa de ser rebaixado para a Série D na última rodada. (Post originalmente publicado na segunda-feira, 9 de março)
Nenhum comentário:
Postar um comentário