Consulta

segunda-feira, 3 de julho de 2023

O 'Mão de Pilão' do radialista e pesquisador Dantas Júnior (parte um)

O falecido radialista Caby da Costa Lima apelidou o atacante paraibano Romildo de "Mão de Pilão"

José Vanilson Julião

De tanto ouvir "Mão de Pilão" para lá, "Mão de Pilão" para cá, nos áudios das fichas de jogos dos clubes mossoroenses, pelo pesquisador e radialista Dantas Júnior, resolvi saber qual a origem ou razão do apelido.

Como ponta-esquerda ou centroavante ele brilhou no futebol do Rio Grande do Norte nos anos 70/80. No interior e na capital.

É o paraibano Romildo José Silvestre Silva (Mulungu, 9/9/1952), que alguém diz ter nascido em Pirpirituba. De apelido "Mão de Pilão".

Alcunha, esclarece Dantas, ganha do radialista Caby da Costa Lima (Mossoró, 11/5/1957 – 23/1/2018), o "Camaradinha".

Raimundo Nonato, o nome de batismo, do homem dos tamancos, presidente do Potiguar (1997), que pela primeira vez alcançou o primeiro lugar em comparecimento de público.

Irmão do jornalista Roberto, empresário de revista, jornal e televisão, mas dizia ser de Patu-RN para agradar o pai, José Izídio, e a mãe era Maria Nazaré da Costa. Pai de Alice Marina e Marina Alice.

Começa na Rádio Tapuyo (14/7/1972), quando participa de torneio da imprensa, e o falecido comentarista Lupércio Luís de Azevedo pergunta se queria jogar no gol.

Aceito o convite foi um dos destaques. Mas tinha que falar ao microfone para ser da imprensa. Colocaram-no então como repórter suburbano.

Sobre o estranho calçado de madeira e salto alto: “Quando você usa fica a vontade, se solta, tira o pé fácil e de repente está descalço”.

Por causa deles um dia foi barrado no Maracanã, pois o tamanco era visto como uma arma, mas ele entrava de tênis e quando chegava à cabine calçava os tamancos.

Narrou a classificação do Brasil para a Copa do Mundo/1994 contra o Uruguai pela Rádio Difusora com o repórter Jota Régis.

Carreira: Difusora, Libertadora (1/11/1984 a 2/7/1987), Resistência 93 FM, Rural, Dragão do Mar, Nordeste, Cabugi, Imperatriz, Educadora/São Luís e Iracema/Juazeiro do Norte.

Por onde passou levou o programa “O Som do Caby”, a sua marca. Por último apresente seu programa aos domingos na Rádio Santa Clara, FM 105.

Escreveu uma série de livros, de título “Mancha”, numerados do primeiro ao 11, e a obra “Do Bumba”, com “causos” de antigamente na sociedade mossoroense.

Quanto ao Romildo, o “Mão de Pilão”, eis o currículo: bicampeão potiguar pelo esmeraldino (85/86).

Carreira: Guarabira (1972/73), Treze (73/74), Flamengo/PI (74/75 e 77), Potiguar/Mossoró (74/79 e 87/89), Baraúnas (79 e 80/82), Guarani/CE (80) e Alecrim (83/87)


NOTA DO REDATOR: Sobre a postagem anterior. Dantas Júnior desligou-se da TV Mossoró, mas continua com todo sucesso apresentando o programa dominical (9 às 11 horas) na FM Santa Clara.

 

FONTES/FOTOS

Jornal de Fato

O Mossoroense

Tribuna do Norte

Blog do Barreto

Blog do Tubasso

Dantas Júnior

Estante Virtual

Futebol 80

O Curioso do Futebol

O Tempo e a Bola (Evandro Viana)

Relembrando Mossoró

Saiba Mais

Súmulas Tchê

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário