Consulta

terça-feira, 14 de maio de 2024

O garoto do "Placar" fã incondicional do "Gringo" (XI)

As fontes primária, secundária e terciária que mencionam o personagem

JOSÉ VANILSON JULIÃO

"Tombinho" e "Gringo"
no selecionado baiano

A reportagem mencionada quase a exaustão, do "Diário da Manhã" (17 de setembro de 1969), e a primeira edição do "Almanaque do Flamengo" (2001), foram as primeiras fontes, primária e secundária respectivamente, a registrar o nome do atacante sergipano Orisvaldo dos Santos, o "Gringo".

O jornal carioca dez anos após o encerramento da carreira no Fluminense de Feira de Santana, no interior da Bahia. Enquanto o livro de Roberto Assef e Clóvis Martins, o faz pouco mais de três décadas depois.

Entretanto a primeira pista sobre o falecimento do jogador nordestino, no Rio de Janeiro, em 2003, vem do blog "Rádio Carioca", veiculado na rede por uma estudante universitária da área de comunicação.


Ela obtém a preciosa informação em encontro fortuito em um cinema com uma neta do antigo centroavante "Gringo", ocasião em que reclama da ausência efetiva das lembranças aos ex-jogadores, notadamente os aposentados há muito mais tempo.

Depois registro importante detalhado, sobre a fuga de "Gringo" para a então capital federal, em agosto de 1947, é relatada no blog “Memória do Vitória”.

Sendo repetido no blog "Arena Rubro-negra", também dedicado ao clube de Salvador e mencionado na série, provocada por uma brincadeira do jornalista José Maria de Aquino.

Outras fontes, mais recentes na rede, dedicadas aos demais clubes em que ele jogou, são mais especializados em estatísticas e números das passagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário