Consulta

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Um craque potiguar no futebol maranhense (XVII)

Quem souber escale o time do América no "Torneio dos Campeões" no Recife em 1952

“TIDÃO” VESTE A CAMISA AMERICANA NO TORNEIO DOS CAMPEÕES ESTADUAIS NO RECIFE

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Como o leitor fiel viu nesta série inédita sobre a carreira do centroavante João Tavares de Morais ("Tidão") ficou um vácuo a preencher no primeiro semestre de 1952.

Depois dos amistosos contra clubes cearenses (janeiro) pelo ABC (licenciado no final do mês) e do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais (março/abril) ele ficou inativo.

Mas a ociosidade não durou muito tempo. Em maio recebe o convite para compor o elenco titular do América/RN no Torneio dos Campeões no Recife, uma promoção do Clube Náutico Capibaribe.

O "Timbu" convida os campeões estaduais do ano anterior para festa de inauguração de reforma do Estádio Eládio de Barros Carvalho, localizado no bairro dos Aflitos.

Somente depois do torneio é que João Tavares se bandeou para curta passagem para o Auto Esporte de João Pessoa (junho/julho) e para o grêmio do mesmo nome da capital pernambucana entre setembro/outubro do segundo semestre do mesmo ano.

REPRESENTANTES

O próprio alvirrubro pernambucano, o citado vermelho e branco potiguar, o alagoano Clube de Regatas Brasil – o alvirrubro CRB de Maceió –. o alvinegro paraibano Treze (Campina Grande), o também alvo e negro Ceará (Fortaleza), o alvo e azul sergipano Confiança (Aracaju), o alviverde paraense Tuna Luso (Belém) e o auri-negro baiano Ypiranga (Salvador).

 

FONTES/IMAGEM

A Ordem

Diário da Manhã

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

Sport Ilustrado

Tribuna do Norte

Campeões do Futebol

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol Nacional

História do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário