Consulta

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Um craque potiguar no futebol maranhense (XIV)

O falecido treinador Pedro Teixeira da Silva (Pedrinho 40), um neto, João Tavares de Morais (Tidão), ex-jogador e memorialista José Ribamar Cavalcante, e filhos do homenageado em 2013, entre eles o jornalista Jomar Morais

NA BAGAGEM FAIXAS E TÍTULOS. A TIRACOLO, LADO A LADO, O MAIOR PRÊMIO: A ESPOSA MARANHENSE

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Além do reconhecido sucesso de três anos no futebol maranhense, com títulos e convocação para o selecionado “Timbira”, o atacante mossoroense João Tavares de Morais, o “Tidão”, chega ao Rio Grande do Norte com o maior tesouro, a esposa Jandira, atualmente com 89 anos.

Depois da reestreia contra o Clube Atlético Potiguar (1/5/1951) continua participando de amistosos domésticos (até intermunicipais) e interestaduais, fora e em casa, contra Treze, Santa Cruz (Recife), e, inclusive, o Moto Club.

Passa o Torneio Início do campeonato estadual e chega setembro sem poder entrar em partida oficial pela competição local. Espera a regularização da transferência, desde o Rio de Janeiro, pela demora na burocracia entre a FNF e Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Finalmente a primeira participação legal (concedida na mesma data), por uma competição formal, acontece contra o Alecrim (4 x 0), quando marca o gol inaugural da goleada no “Juvenal Lamartine” (quarta-feira, 12/9).

O Alecrim ensaia protesto ignorado pela Federação. O certame prossegue e na decisão do primeiro turno (domingo, 14/10) empate (1 x 1) no clássico ABC e América e novo empate (2 x 2) no returno. Na decisão América (campeão invicto) na série final em dezembro: 2 x 1 e 2 x 0.

 

FONTES

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Blog No Ataque

Acervo: José Ribamar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário