Consulta

terça-feira, 12 de agosto de 2025

O treino relâmpago de "Carestia" no América/RN

O goleiro juvenil João de Deus de Souza, o "Juca", foi alçado da base do Racing, pelo treinador carioca, tenente Jorge Alberto Level, e participa de algumas partidas pelo campeonato estadual de 1969

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Quase esgotada a maioria das fontes primárias ou secundárias na rede o repórter parte para pesquisar em jornais antigos em sites especializados.

São nestas páginas que se encontram mais informações sobre o famoso atacante mossoroense "Carestia", apelido do jovem Antônio Mota da Silva Filho.

Como a série de jogos amistosos de clubes mossoroenses e natalenses – América, ABC e Alecrim – no primeiro semestre de 1967 (ver reportagem anterior).

Assim em abril do ano seguinte “Carestia” aparece fazendo um ligeiro e inconsequente teste no América de Natal, sob o olhar do treinador carioca Jorge Alberto Level.

Jorge Level, oficial da Marinha, de patente tenente, levou o Riachuelo Atlético Clube, do conhecido acrônimo RAC – "raque" para os locutores – ao vice campeonato (1967).

A decisão aconteceu justamente contra o clube alvirrubro, que acaba o contratando no começo do primeiro semestre da temporada seguinte.

Inclusive ainda tira do clube naval um dos bons valores da excelente campanha do vice, Ivan Alves de Melo, que termina não correspondendo a fama recém adquirida.

Level depois cai e o posto é assumido no segundo semestre de 1968, pelo também carioca Sávio Ferreira, que também termina saindo antes do final do ano.

Ele ainda se mete a comentarista na Rádio Cabugi e Tribuna do Norte, mas resolve comandar, por pouco tempo, o Racing do bairro das Rocas.

Na única participação do clube "roqueiro" no Campeonato Estadual como campeão da segunda divisão amadora, quando chegou a surpreender e vencer o ABC na estreia.

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário