Mais uma imagem rara do Botafogo de FR com o potiguar Demóstenes César na ponta-esquerda |
José Vanilson Julião
15 dias após o cronista Wladimir Limeira anunciar pelo jornal "A Ordem" as providências burocráticas legais para a profissionalização do norte-rio-grandense Demóstenes César da Silva o ponta-esquerda veste a camisa do Botafogo de Futebol e Regatas no campeonato carioca da categoria de aspirantes.
A partida inaugural do jogador natalense pelo alvinegro da "Estrela Solitária" acontece no dia 7 de julho de 1945 com vitória sobre o suburbano Bonsucesso (10 x 1).
O primeiro gol de Demóstenes ocorre em clássico, pela mesma competição, com outra vitória: 4 x 1 Fluminense (21/7).
Ao final do campeonato, campeão pelo "Glorioso", Demóstenes soma 13 gols em oito dos 18 jogos em que entrou.
Marca seis vezes, três em cada jogo, contra o Bangu (turno e returno). E mais dois na última partida (28/11) contra o extinto Andarahy; 7 x 0.
Nos anos seguintes participa novamente do campeonato de reservas ou suplentes, Torneio Municipal (1946/47/48), Torneio Fernando Loretti (1947), da excursão internacional pela Bolívia (1947) e amistosos nacionais (1948).
Pela equipe principal entra em campo apenas uma vez em jogo oficial. Campeonato Carioca (1949): 1 x 1 Madureira (21 de agosto de 1949).
Antes esteve emprestado ao Canto do Rio, o azul e branco de Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro.
No segundo semestre de 1950 (setembro) é incorporado ao Atlético Júnior de Barranquila e entra para a história da 'Liga Pirata" ou "El Dorado" colombiano.
FONTES/IMAGEM
A Ordem
Mundo Botafogo
Datafogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário