Consulta

sábado, 8 de fevereiro de 2025

Jogador americano no antigo álbum de figurinhas

"Barbosinha": terceiro na segunda linha de atletas do Bonsucesso

O ponta-direita do América/RN “escondido” na página dedicada ao Bonsucesso do Rio de Janeiro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Capa do álbum da Editora Vecchi

Na capa e contracapa os escudos dos clubes, o estádio municipal do bairro do Maracanã e a famosa bola “Superball’”, o esférico fabricado no Rio de Janeiro para a Copa do Mundo (1950). São 64 páginas do “Ídolos do Futebol” (produto da extinta Editora Vecchi).

Figuram no “colecionismo” os selecionados estaduais: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santos, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Cariocas: Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo, America, Bangu, Olaria, Madureira, Bonsucesso, Canto do Rio (Niterói), São Cristóvão e Associação Atlética Portuguesa (Ilha do Governador)

Paulistas: São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians, Portuguesa de Desportos, Guarani, Ponte Preta, XV de Novembro (Piracicaba e Jaú), Noroeste (Bauru), Ipiranga (capital paulista), Juventus e Associação Atlética São Bento (São Caetano do Sul), Linense.

Mais Atlético/MG América/MG (Belo Horizonte), Villa Nova (Nova Lima), Grêmio, Internacional, Renner, Cruzeiro (Porto Alegre), Sport Recife, Santa Cruz, Náutico, Vitória e Bahia.

Propaganda distribuída para a imprensa

A ficha diz que passou pela Associação Atlética Anapolina de Anápolis (Goiás) e pelo mineiro Uberlândia (da cidade do mesmo nome). Desde junho de 1954 no Bonsucesso (até ao menos 1956), do bairro homônimo da Zona Norte da metrópole e então capital federal.

No elenco do rubro-anil comandando pelo treinador Sílvio Pirillo o goleiro Ari de Oliveira (um dos “rivais” do “Pompéia”) e Décio Recaman (veio do Fluminense), mas ainda não era o grupo que fez a boa campanha no campeonato carioca de 1955 (entrou pela temporada seguinte).

O atacante (ponta-direita) José Barbosa Campos (Natal, 8/5/1929), o “Barbosinha”, com 47 jogos (1949/54) pelo alvirrubro natalense, é o terceiro da segunda fila na página do álbum dedicada ao Bonsucesso.

O diminutivo do nome para diferenciar do zagueiro Antônio Barbosa (nascido em 1921 e falecido em 1984) e com 89 jogos pelo América/RN (também jogou no Alecrim e Clube Atlético Potiguar).

 

FONTES/IMAGENS

A Ordem

Diário de Natal

Jornal dos Sports

Tribuna do Norte

Blog No Ataque

Botões para Sempre (jornalista Ricardo Bucci)

Brazilian Soccer Colection

Memória do Torcedor Vascaíno

Messi do Alecrim/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário