Consulta

sábado, 22 de fevereiro de 2025

O primeiro clube carioca na capital potiguar (III)

Página de um álbum de figurinhas (1949)
com atletas da excursão nordestina, como
Gritta, Osny e Esquerdinha

JOSE VANILSON JULIÃO

A novidade na excursão nordestina do America do Rio de Janeiro foi o uso do uniforme branco: “blusa” com gola em “V” rubro com o tradicional escudo “AFC” em branco com fundo colorado.

Com fotos estampadas na imprensa carioca. Uma com apenas oito jogadores em pose. Outra de um lance de uma partida na estadia cearense. Em trabalho da agência de notícias “Meridional”, dos Diários Associados.

Pela ocasião da temporada do Madureira em Natal o cronista potiguar Wladimir Limeira relembra a passagem do alvirrubro na capital potiguar, mas a memória falha e só erra o ano (1940).

Há apenas uma notinha numa página esportiva dando conta do jogo em Natal. Sem placar. Sem ficha técnica. Sem nada. Imagine os autores dos gols?

Os dois gols do ABC, por exemplo, a pesquisa somente encontra cinco anos depois como menção de reportagem do “Diário de Natal” pela passagem do Madureira.

Segundo o jornal da cadeia Associada foram de autoria do atacante “Marmota” (seria a contração do nome de batismo do “player” mossoroense Mário Mota?).

 



FONTES

A Ordem

Diário da Noite

O Jornal

O Radical

Nenhum comentário:

Postar um comentário