Consulta

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

O primeiro clube carioca na capital potiguar (X)

Formação do Haddock Lobo com Egas Ribeiro de Mendonça (número quatro): futuro presidente do America do Rio de Janeiro

Verso da imagem acima com a identificação dos atletas

Curiosidades sobre mais uma excursão nordestina do America do Rio de Janeiro com estadia no Ceará e Rio Grande do Norte

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O econômico noticiário esportivo do "Jornal do Brasil" foi o único a declinar os nomes dos massagistas entre os 23 componentes da delegação do America do Rio de Janeiro em embarque no vapor "Baependi" - ida e retorno - para a excursão por dois estados da Região Nordeste (primeiro Ceará e em seguida Rio Grande do Norte).

Em duas notas. Primeiro são identificados como sendo Antônio Rodrigues e Georgino Silva. Segundo, muito esquisito, muda para Manuel Rodrigues e Jordino da Silva (nesta última em edição datada do dia da partida, 24, uma manhã de sexta-feira, no cais 11 do porto metropolitano na Baía de Guanabara).

O ex-presidente (1934) e então vice-presidente, Mário Newton Figueiredo, era quem abastecia o clube com telegramas recebidos e com sucinto teor divulgados para a imprensa carioca – salvo o material da agência de notícias “Meridional – pelo presidente (1940/42), Egas Ribeiro de Mendonça, que alega prejuízo de 15 contos com os atrasos do vapor “Baependi”, na viagem de retorno de navegação costeira ou de cabotagem, chegando à noite e impossibilitando um amistoso em Salvador/BA.

Médico Roberto Jorge Haddock Lobo: patrono do clube

Egas Ribeiro de Mendonça havia sido atleta do Haddock Lobo, fundado em 23/7/1908, das cores marrom e branco, com a seguinte diretoria: A
bel Morgado, Álvaro Zamith, Antenor Araújo, Armando da Costa, Arthur da Silva Leitão, Luiz Carneiro de Mendonça, Mário Macedo, Mário Newton de Figueiredo (futuro presidente e vice-presidente americano), Nélson Costa, Joaquim Thomaz de Aquino e Octávio de Amorim Carrão.

E enfrenta o America (com camisa negra), o vencedor (2 x 1), no primeiro turno do campeonato carioca (16/5/1909) no campo da Rua Voluntários da Pátria, local de mando do Botafogo Futebol Clube. Gols de Átilla, Egas (contra) e Belfort Duarte (América). A agremiação do Engenho Velho/Tijuca muda as cores para azul e branco em 1910 e veio a se fundir com o adversário em 17/5/1911.

HL: Antônio Santa Cruz Abreu, Nelson Costa, Antônio Mattos (“Antonino”), Egas Ribeiro de Mendonça, Luiz Carneiro de Mendonça, Manuel Alvares Souza Neto, Aristides Rosa, Áttila C, Monteiro Aché, Armando Figueiredo Trompowsky de Almeida, Edgard Torres e Eurípedes Plaisant (formação da foto acima de recordação familiar).

O nome do extinto clube homenageava como patrono o médico português Roberto Jorge Haddock Lobo (Cascais, 19/2/187 – Rio de Janeiro, 30/12/1869), formado pela Faculdade de Medicina (1834) do Império (II Reinado). Realizou a primeira intervenção cirúrgica com anestesia no país (20/5/1947). Foi presidente da Câmara de Vereadores carioca.

 

FONTES/IMAGENS

Academia Nacional de Medicina

Campeões do Futebol

Esporte Rio

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Memória de família – álbum

Portal Grande Tijuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário