Consulta

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

O senador americano no Nordeste e o futebol (IV)

A legenda em língua inglesa na fotografia distribuída por agência noticiosa dos Estados Unidos causa espanto e risos com identificação dos massagistas
Mário América e  Jonhson  como "trainers" (treinadores) do selecionado  brasileiro  que enfrentou os soviéticos no Rio de Janeiro em 21/11/1965

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A imagem é a mesma. Ambas localizadas em rede social. A diferença de uma para a outra é apenas a rara legenda em inglês encontrada na primeira.

Tudo começou quando um internauta, responsável pela postagem inicial, comentou desconhecer a origem da fotografia. Ocorrência também verificada na segunda foto que ilustra a reportagem anterior.

Entretanto o que causou espanto ao repórter não foi a ausência de identificação da mídia impressa (revista ou jornal). Tampouco a falta da autoria da imagem. No caso o repórter fotográfico.

A surpresa maior fica por conta de um detalhe que deve ter passado desapercebido para muita gente. Está escondido na identificação dos jogadores do selecionado brasileiro que enfrentou os rapazes da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 21 de novembro de 1965.

Do goleiro ao ponta-esquerda está tudo direitinho. E como de costume os atletas, em pé, e agachados, estão ladeados pelos massagistas Mário América e Jonhson.

E aí que o inusitado aparece: América e Jonhson são identificados como sendo “trainer” (treinadores da equipe). Acredito que pela falta de conhecimento do autor da legenda em língua inglesa.

Outro pormenor importante: acredito que a foto foi feita por um profissional brasileiro, mas a distribuição ficou por conta da agência de notícias norte-americana “Associated Press” (AP).

Daí a suposta confusão de um estrangeiro, na matriz, ter nomeado como treinadores os dois famosos massagistas brasileiro. Provavelmente pela ausência na formação do trinador paulista Vicente Feola.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário