Consulta

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

O primeiro clube carioca na capital potiguar (XIV)

Reprodução da página esportiva do jornal "Unitário" da cadeia dos Diários de Chateuabriand

Cobertura do jornal cearense “Associado” sobre “jogo-treino” entre rubros visitante e doméstico

JOSÉ VANILSON JULIÃO

“Lutaram os dois Américas”; "E os rubros do Rio venceram os de Fortaleza por 5 x 2”; "Os cariocas treinaram ontem à noite para o jogo contra o Tramways”.

Quem ver assim pode pensar que os títulos e subtítulos tratam do jogo em que o America derrota o homônimo cearense (2 x 7) no sexto amistoso da excursão.

Na realidade é um preparativo para o segundo jogo, contra o campeão cearense (1940), o Tramways, depois da estreia com derrota para o Maguary.

Com arbitragem do carioca Osvaldo Pereira Gomes e orientação do treinador Diniz Júnior, no campo do “Prado”, teve dois tempos de 30 minutos.

Placar (5 a 2) em favor da equipe principal: Plácido (dois), Nelsinho, Nicola e Baleiro, descontando Edilson e Hamilton (combinado).

Titulares: Cabrita, Villa, Gritta, Oscar, Aziz, Alcebíades, Nelsinho, Baleiro (Carola), Plácido, Nicola e Esquerdinha.

Os reservas com os americanos locais: Heitor, Arauto, Bidico (Nogueira), Gedeão, Cirinão, Chico Eduardo, Niepson, Edilson (Valdo), Hamilton, Valden e João.

Uma grande assistência comparece, embora fosse propósito um ensaio secreto. Foi a explicação do jornal “O Unitário” (quarta-feira, 12/2/1941).

Na mesma edição o treinamento do Ferroviário visando o America do Rio de Janeiro. E a repercussão da vitória do Maguary.

 

FONTES

O Unitário

Portal História do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário