Consulta

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

A última jogada de Heleno pelo Botafogo (FINAL)

Seleção: Mauro, Carlos Alberto, Waldir, Zózimo, Édson, Adésio, Milton Bororó, Humberto Tozzi, Larry, Vavá e Jansen/Arquivo Público Estado de São Paulo

Formação do “misto quente” botafoguense com Heleno de Freitas em General Severiano pela última vez

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Não posso avaliar com convicção, mas pelo apurado a cobertura jornalística dos treinamentos da seleção carioca de amadores – base do elenco destinado aos Jogos de Helsinque (Finlândia), no meio do ano, deixa a desejar.

Naqueles tempos, talvez por motivos diversos, o futebol olímpico não chamava tanto a atenção quanto o selecionado principal e o dia a dia dos clubes cariocas, “grandes” e “pequenos”, que tinham muito maior espaço do que hoje.

Provavelmente esta situação fez o repórter “pular” o noticiário do jogo-treino 12 dias antes do atacante mineiro Heleno de Freitas, já veterano e em litígio com a direção do America, fazer aniversário e completar 32 anos.

De qualquer forma a “prática de 30 minutos” envolvendo o selecionado de amadores e um misto do Botafogo é a prova cabal de que ele veste a camisa alvinegra em um jogo-treino, como atesta as escalações divulgadas no “Jornal dos Sports” (sexta-feira, 1/2/1952).

O jovem goleiro Antonio Pelosi Moura Melo – aquele que disse em rede social que enfrentou Heleno em treinamentos – entra no decorrer de um dos tempos no lugar do titular Carlos Alberto Cavalheiro (Vasco da Gama).

Os amadores vencem o come e dorme botafoguense pela contagem mínima (gol do ponta-esquerda Áureo).

O treinador Newton Cardoso (9/2/1925 – 7/1/1975) anuncia “sparring” para o sábado (3), também em “General Severiano”, uma equipe ‘fluminense” (referente ao Estado do Rio).

Newton trabalhou nas bases do Botafogo, na época em que Garrincha chega ao “Glorioso” (1953), com a sinecura de ser o filho do folclórico treinador pernambucano Gentil Alves Cardoso.

AS EQUIPES

Seleção amadora: Carlos Alberto (Pelosi), Ismael, Mauro, Zózimo, Adésio, Benê, Paulinho, Nilo, Ilo, Vavá e Áureo

Misto do Botafogo: Arízio, Haroldo, Floriano, Brito, Ávila, Bolero, Orlando, Geraldo, Heleno, Otávio e Jarbas

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário