Consulta

domingo, 9 de fevereiro de 2025

O goleiro que jogou com o atacante "Gringo" (III)

Botafogo: Ivan, Negrinhão, Juvenal, Gerson dos Santos, Oswaldo Baliza, Belacosa,
Lula, Tovar, Heleno, Geninho e Braguina. Base "Gloriosa" para o título de campeão
carioca (1948)/Acervo: José Eustáquio Rodrigues Alves (Patos de Minas)

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Feitos os dois introitos explicativos sobre a retomada do assunto acerca do atacante flamenguista Orisvaldo dos Santos, o “Gringo”, chega a vez da revelação de quem se trata o frasista envolvendo o atacante mineiro Heleno de Freitas.

Quando li a frase com a referência do autor a convivência futebolística, mesmo que ligeira, em treinamento como adversário dentro de campo, com o Heleno de Freitas, vi logo que se tratava de tema interessante que poderia render algo.

Ao pedir que ele poderia escrever alguma coisa mais substancial em artigo, entendi a dificuldade momentânea pelo fato de não responder efetivamente.

Apenas disse sinteticamente: “93 anos, sobrevivência...” Neste momento um internauta, na faixa dos 40 a 50 anos, torcedor santista, em tom irônico:

“Tenho 137 anos, joguei com Friendreich (o atacante paulista Arthur, descendente de alemão, do Paulistano dos anos 20/30) e com Charles Müller (introdutor do futebol na capital paulista na segunda metade dos anos 90 do século XIX).

Outro internauta interveio e pediu respeito ao frasista. A esta altura, por mera burocracia para saber quem era o “comentarista”, fui no perfil e vi que se trata do médico carioca Antônio Pelosi de Moura Neto, nascido em 16 de março de 1932.

Mas a surpresa maior estava em uma das duas fotografias do perfil. Foi uma delas que possibilitou se chegar a mais detalhes específicos da misteriosa personalidade, que, a partir de agora, se transforma em importante personagem.

Com Heleno de Freitas e Orisvaldo dos Santos, o “Gringo”, como importantes figuras correlatas desta sensacional história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário