Consulta

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

O primeiro clube carioca na capital potiguar (IX)

O acanhado estadinho rubro-negro fica numa das áreas mais valorizadas da Zona Sul do Rio de Janeiro

Presidente Faustino Monteiro Esposel

Sogro do zagueiro argentino do Flamengo e America carioca indica data da inauguração da "Gávea"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O antigo zagueiro argentino do Flamengo e do America carioca, Atmio Luiz Villa (Buenos Aires, 1915 – Rio de Janeiro, 1985) chega ao Brasil em julho/1937 e como recepção o funcionário público federal comete um erro e tasca um “Antônio” como prenome com a máquina de escrever no cartão de imigração e corrige a mão a caneta com tinta azul.

Sobre o sogro Oscar Monteiro Esposel – além do anúncio da missa de sétimo dia na imprensa carioca (1945) – a pesquisa pouco levanta, exceto o parentesco de ser irmão do antigo presidente, o médico Faustino Monteiro Esposel (Rio de Janeiro, 24/10/1888 – 16/9/1931), tido como o espírito André Luíz na doutrina kardecista.

O conselheiro flamenguista Oscar Monteiro entra na história do clube por indicar o dia do aniversário do rubro-negro 915/11/) para inauguração do estadinho da Gávea, na Lagoa Rodrigues de Freitas, oficialmente denominado como patrono o presidente José Bastos Padilha (Rio de Janeiro, 23/1/1894 – 13/2/1973), o condutor da construção.

Mas a futura obra começa na década anterior (1926) com a definição do terreno de 34 mil metros quadrados, pelo presidente, por três mandatos, do referido Faustino Monteiro.

 

J. B Padilha

FOTOS/IMAGENS

Diário de Notícias

Jornal dos Sports

Academia Nacional de Medicina

Espiritualidade e Sociedade

Fla Estatísticas

Fla Resenha

História do Futebol

Jornal da Besta Fubana

Museu Flamengo

O Gol

Nenhum comentário:

Postar um comentário