Consulta

quinta-feira, 17 de julho de 2025

O antigo jogador paraense dos clubes natalenses (II)

ABC: Gama, Ubá, Cabo João, Barradas, Deão, Augusto, Dorcelino, Hermes, Jônatas, Poty e Mário. Formação de amistoso com o Cabo  Branco

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A fotografia foi disponibilizada pelo torcedor abecedista Carlos Magno de Oliveira, responsável pela página oficial do ABC em uma das redes sociais mais acessadas (Facebook).

Detalhe para os irmãos Crise: Augusto, Poty e Mário. Gama, Cabo João (João Acioli da Silva), Rodolfo Barradas e Hermes Marques de Amorim (pernambucano que veio do Torre do Recife após ser campeão local) jogaram pelo América, o último em amistoso, emprestado.

A imagem original foi publicada no excelente livro do jornalista e escritor Adriano de Souza. “O Mais Querido – UMA HISTÓRIA DO ABC FUTEBOL CLUBE (1915 – 2023) foi lançado em agosto do ano passado.

Refere-se ao “onze” que vence o paraibano Cabo Branco de Felipeia (o antigo nome da capital João Pessoa) em amistoso (1928), primeiro jogo do recém inaugurado Estádio Juvenal Lamartine.

A foto é importante pelo fato de acrescentar mais um clube no currículo do Barradas, xará no sobrenome de um atacante do selecionado paraense que decide uma semifinal do campeonato de seleções estaduais com o Distrito Federal, no Rio de Janeiro (1929).

Agora são América (campeão em 1927), Paissandu (apenas a temporada de 1928), ABC (provavelmente somente o amistoso interestadual contra o alvirrubro pessoense) e o Baixa Verde (antigo nome da cidade de João Câmara).

Pormenores das passagens pelos quatro clubes, incluindo o do interior, que levava o nome do antigo município, e participa do campeonato municipal em 1933, são os ingredientes da série inédita.

 

FONTES

Correio da Manhã

Diário de Natal

O Poti

O Jornal

Federação Internacional de Estatísticas e História de Futebol

Futebol 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário