Demilson Monteiro
José Vanilson Julião
Pouco se sabe sobre os afazeres e o cotidiano do antigo zagueiro do ABC e árbitro da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, o pernambucano João Bezerra de Lyra, o “Joãozinho”, deste que saiu de Natal (1950) para o município fluminense de Cachoeiras de Macacu.
A partir do nome dele é que se encontra um importante documento, que acaba demonstrando que ele acaba se integrando totalmente a sociedade local, inclusive no que mais gostava, o envolvimento com o esporte preferido, o futebol.
Pela Lei 1.996 (12 de julho de 2013), de autoria do vereador Demilson
Prefeito Cica Machado |
Antonio Ribeiro Monteiro e sancionada pelo prefeito Waldecy Fraga Machado ("Cica"), João Bezerra de Lyra é homenageado como patrono e dando nome de lance de arquibancada no Estádio Izaltino Carneiro Ribeiro da cidade.
Outro pormenor importante, sobre a descendência do “popular Joãozinho do ABC”, é esmiuçada na dedicatória do livro Cachoeiras de Macacau – O Paraíso de Águas Cristalinas (2009), escrito pelo filho dele, o atacante alvinegro do começo dos anos 70, Gilson Lustosa de Lira, personagem central desta série.
Gilson Lira faz alusão aos pais (JB Lira e Maria José), irmãos Maryland, Marilene, Jefferson, Givanilton, Gilvanete, Wellington e Márcia Maria, filhos Diego, Igor e Barbara, netos Anny Victória, Pietra e Gilson Lira Neto e noras Gisele e Aghata Lorraine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário