As múltiplas atividades do jornalista e irmão do arqueiro alvinegro Carqueja de Fuentes
JOSÉ VANILSON JULIAO
A fachada imponente do "JC" |
Com as duas últimas postagens o leitor ficou sabendo que o engenheiro José Maria Carqueja Fuentes, guarda-meta ocasional do alvinegro entre 1920/22, tem um irmão jornalista.
Este parente bem próximo se trata de Baldomero Carqueja Fuentes, inicialmente redator esportivo do "Jornal do Commercio", fundado no século XIX.
Além do JC, onde entra no primeiro trimestre de 1913, em 1921 também frequentava a redação do diário carioca "O Imparcial", no qual planta a nota do casamento do irmão.
Afora o jornalismo desde 1926 Baldomero Carqueja está metido na cronometragem das partidas de futebol em tudo quanto é de liga, principal ou secundária - até meados dos anos 30.
O curioso: um site especializado em Súmulas técnicas e fichas de jogadores o coloca como atleta do América carioca no começo dos anos 20, sem mencionar posição ou jogos.
Mas a pesquisa não encontra nos jornais da época nenhuma menção neste sentido e acredita ser um erro de levantamento.
O que existe, de fato, é, por exemplo, o acompanhamento dele, como integrante da delegação, numa excursão do alvirrubro para a cidade de Guaratinguetá, no interior paulista.
A multiplicidade de atividades do Baldomero Carqueja não fica somente agregada ao jornalismo e ao esporte.
Também envereda pelo teatro, primeiro como um iniciante autor de peça e depois como crítico da arte cênica. É o que veremos a seguir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário