Consulta

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Pai do cestinha Oscar em competições de atletismo

Professor Jahyr Navarro da Costa

José Vanilson Julião

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Desportos, Humberto Nesi, anuncia pelo jornal “Diário de Natal” (sexta-feira, 19/6/1952) a competição de atletismo no estádio do América, na Rua Campos Sales, no bairro do Tirol.

O programa do dia seguinte relaciona provas, inclusive eliminatórias, em corrida de 100 metros, arremesso de peso, salto em altura, arremesso de disco, salto em altura e arremesso de dardo.

Quando parece o nome do farmacêutico oficial da Aeronáutica, Oswaldo Heini Schimidt, pelo alvinegro Centro Náutico Potengi, pai do futuro famoso cestobolista Oscar, em três modalidades: peso, dardo e salto em altura.

Entre os competidores: Valter Grandi (filho do italiano Amadeo Grandi), o dentista e depois médico e professor universitário Jahyr Navarro da Costa e Mário Lira Filho, descendente do prefeito interino e vereador patrono de rua no bairro das Quintas.

Além de Manoel Francisco Lamas, ex-goleiro juvenil do alvirrubro, árbitro de futebol e um dos primeiros narradores esportivos da Rádio Educadora de Natal (depois “Poti” ao ser adquirida pelos Diários Associados), ao lado de Manoel Fernandes de Oliveira, o Leléo, irmão do jornalista e professor universitário Marcelo Fernandes, fundador da revista mensal “RN-Econômico”, ao lado de Marcos Aurélio de Sá, fundador dos desativados semanário “Dois Pontos” e do diário vespertino “O Jornal de Hoje”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário