Pesquisador caicoense Joaquim Martiniano Neto é o primeiro a citar o arqueiro alvinegro
José Vanilson Julião
Professor Normando Bezerra: o fiel torcedor verde |
Salvo menções no extinto jornal "A República" e no quase bicentenário "Diário de Pernambuco", em edições do começo dos anos 20 do século passado, o nome do arqueiro alvinegro José Maria Carqueja Fuentes somente voltou a ser visto na imprensa potiguar no "Diário de Natal" (terça-feira, 7/7/1981).
Em reportagem de quase meia página (11) assinada pelo falecido jornalista Everaldo Lopes Cardoso. Com base em criterioso levantamento no mencionado "A República" pelo pesquisador Joaquim Martiniano Neto, o primeiro a mergulhar a fundo nos velhos exemplares do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
A reportagem da mídia Associada tem título e texto complementar incontestáveis não são seguidos a risca pelos desprevenidos repórteres e comentaristas da atualidade (em blogs, sites e redes sociais). Por si só trazem resumo sobre verdades insofismáveis.
Primeiro o título: - ABC: um bi duvidoso e um tetra que o América não considera muito. Segundo o título do texto complementar a reportagem principal: - Títulos de 1928/29 são contestados e o América não é campeão de 1922.
Na entrevista de Joaquim Martiniano Neto até sobra para o Alecrim, que não teria o bi de 1924/25, como alardeiam os torcedores esmeraldinos mais fanáticos e fiéis, entre eles o professor Normando Bezerra.
A extensa reportagem se torna histórica e muito mais importante por informar que o personagem central desta série, J. M. Carqueja Fuentes, não só entra em campo, como está metido na organização do futebol naqueles tempos de pioneirismo.
APARECE NOSSO PERSONAGEM
Registra a seção "Vida Social" em "A República" (9/7/1920): - Conforme resolução da Liga de Desportos Terrestres reunida anteontem, sob a presidência do comandante Monteiro Chaves, terá lugar no próximo domingo, 11, a primeira prova campeonato de football.
Segue: "No campo do Tyrol encontra-se-ão, obedecendo a tabela desse campeonato, os arrojados players do América e do Centro Desportivo, agremiações que gozam de grande prestígio no seio da sociedade natalense. Sob a presidência do senhor Carqueja de Fuentes reúne-se hoje a comissão de jogos."
FONTES
A República
Diário de Natal
Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário