Baldomero Carqueja Fuentes e parceiro são autores de uma única peça teatral com compositores
JOSÉ VANILSON JULIÃO
José Francisco de Freitas: musicista |
Com a morte de causa natural do pai (um importante personagem a ser abordado) na última semana de dezembro de 1912, pouco mais de um mês depois, aos 21 anos, Baldomero Carqueja Fuentes (irmão do personagem central) já está integrado ao corpo ou quadro redacional do tradicional diário carioca "Jornal do Commercio".
15 anos após entrar para o jornalismo Baldomero Carqueja escreve a peça teatral (a única obra) "Só na Flauta", uma comédia (revista cênica) encenada em 1928.
No palco do Teatro São José, aberto dois anos antes na Praça Tiradentes (centro do Rio de Janeiro), e de propriedade do empresário Pachoal Segreto, e destruído em incêndio em 1931.
A peça foi escrita em parceria com Judex de Souza, com as músicas dos compositores Francisco de Assis Pacheco (Itu/SP, 8/1/1865 - Rio de Janeiro, 28/2/1937) e José Francisco de Freitas (Rio de Janeiro, 9/3/1897 - 12/2/1956), o "Freitinhas", considerado um dos consolidados do gênero musical carnavalesco "marchinhas".
Assis Pacheco: compositor |
Uma pequena nota de três linhas anuncia o prosseguimento dos ensaios da peça ("Jornal do Commercio", sábado, 6/10).
Antecedida de sessão vespertinas de cinema (com a fita americana "Suzanna") a estreia acontece na segunda-feira (15).
De autor para crítico foi um pulo nos anos 40/50. Participando da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), promovendo seminários, congressos e encontros especializados.
E como consequência entra também na burocracia do setor de artes cênicas, como tesoureiro das associações de profissionais da comédia e da tragédia.
FONTES/IMAGENS
Almanaque Laemmert
A Manhã
Diário da Noite
Discolândia
Jornal do Commercio
O Imparcial
Revista do Rádio
Arquivo Marcelo Bonavides - Estrelas que nunca se apagam
Casa do Choro
Dicionário da Música Popular Brasileira Ricardo Cravo Albin
Instituto Moreira Salles - Discografia Brasileira
Instituto Piano Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário