Depoimento da testemunha ocular da história coloca Carqueja Fuentes na roda dos eventos
José Vanilson Julião
Gil Soares atende Câmara Cascudo |
Depois de mencionado desde o triênio 1920/22 na imprensa nordestina, especificamente no jornal potiguar "A República" e "Diário de Pernambuco", e por último no "Diário de Natal" (1981), o principal personagem da série, o arqueiro José Maria Carqueja Fontes, volta a ser citado na mídia da capital norte-rio-grandense em depoimento de Gil Soares de Araújo para o semanário "O Poti" (domingo, 4/9/1983).
Agora em reportagem de página inteira (16) da considerada edição dominical do Associado "Diário de Natal", ilustrada com duas fotografias posadas dos elencos alvinegro e do América/RN, é a reprodução do texto de Gil Soares de Araújo a pedido do escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo para o segundo volume da obra "O Livro das Velhas Figuras".
No segundo parágrafo diz o potiguar então radicado no Rio de Janeiro: - Direi em linhas gerais o que soube, li, assisti ou vivi. Trata-se do período ingrato para os pesquisadores, quando os poucos e pequenos jornais da terra traziam raras e escassas notícias sobre a matéria...
"O futebol do R. G. do Norte até 1930". Eis o título da reportagem-depoimento de Gil Soares. Em que discorre sobre as fundações das primeiras ligas, dos primeiros clubes, dos craques e dirigentes pioneiros, como o citado militar Monteiro Chaves.
O redator destaca o último tópico do histórico e até então inédito depoimento: "OS MELHORES DO FUTEBOL" (assim mesmo em caixa alta). Quando são citados os craques, posição a posição, do goleiro ao ponta-esquerda, passando pela linha média, como se dia até os anos 50/60.
No meio de mais de uma centena de nomes são citados os arqueiros famosos da cidade: Carqueja de Fuentes e Jonatas Lisboa (ABC), José da Silva ("Cazuza") e Abel Viana (América), Firmino dos Santos (Centro e Alecrim), Ayta (Paissandu), Milton Sobral Correia (Sport Club Natal e América) e Domício Bezerra das Neves (Neném), aquele do Sport, América, ABC, Fluminense do Rio e seleção potiguar "Fantasma" de 1934, semifinalista do Campeonato Brasileiro de seleções estaduais.
QUEM ERA: Gil Soares de Araújo (Martins/RN, 10/11/1907 - Rio de Janeiro, 2005) foi promotor público, deputado estadual e federal (1950). Filho do desembargador Antônio Soares.
FONTES
A República
Diário de Natal
Diário de Pernambuco
Jornal "A Verdade"
Câmara dos Deputados
Fundação Getúlio Vargas
Fundação José Augusto
Geni
Nenhum comentário:
Postar um comentário