Consulta

terça-feira, 2 de julho de 2024

A história do antigo goleiro "gringo" do ABC (VII)

Delegação da Liga potiguar no Recife conta com esposas de dirigentes e do personagem

José Vanilson Julião

Natal na rota dos vapores

A suspeita de que o arqueiro do América/RN, José da Silva, o "José da Cega (também apelidado de "Cazuza"), tenha sido afastado da possibilidade de ser o convocado para o selecionado da Liga potiguar, com o fim de participar do Torneio do Centenário da Independência no Recife, pode ter outra suposta variante.

A primeira, levantada pelo depoimento do jogador americano contemporâneo no alvirrubro de Natal, o também jornalista do extinto "A República" (entre 1924 e 28), João Maria Furtado, é de que o "keeper" americano mal sabia escrever o nome, condição que o teria feito ser renegado da embaixada norte-rio-grandense aos festejos na capital pernambucana.

A tese inicial foi alvo do depoimento, com o título "Viagem sentimental", do desembargador João Maria Furtado para a "Revista do América" comemorativa ao cinquentenário do clube (1965).

A edição 213 do jornal pernambucano "A Província" (quinta-feira, 14 de setembro de 1922) indica que o "causo" não passou de uma artimanha para favorecer uma curiosa situação familiar. A nota da seção "DESPORTIVAS" sobre chegada da delegação no Recife.

- Ás 11 horas de ontem a comitiva desembarca do vapor "Itapuhy" (Companhia de Navegação Costeira) no porto com Alfredo Lira (presidente), Arnaldo Fagundes (secretário), Álvaro Borges (representante do ABC) e Francisco Lopes (América).

E relaciona os jogadores: Carqueja Fuentes, Joaquim Carneiro, Manoel Pequeno (full-backs), Francisco de Paula Melo ("Canela de Ferro"), Antônio Albuquerque, João Ricardo (half-backs), José Rodolfo, Agnaldo Tinoco, José dos Santos, Augusto Lourival e João Oliveira (fowards). Reservas: Antônio Gentil, Ruy Lago e João Furtado.

AS MULHERES

Acompanham as esposas do nosso personagem principal, dona Maria da Glória Teixeira Carqueja Fuentes; dona Nair Santos (consorte de José dos Santos); e dona Francisca Fagundes (esposa de Arnaldo.

A delegação paraibana chega as 17 horas do mesmo dia pelo comboio da "Great Western". Entre os jogadores um futuro conhecido da torcida americana, o tenente Everardo de Barros e Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário