Consulta

quinta-feira, 21 de março de 2024

A chegada de Nilo Murtinho Braga em Natal


Exclusivo: futuro craque do América/RN e do Botafogo no Rio Grande do Norte

José Vanilson Julião

- Pelo paquete "Itapuhy" chegou à esta capital o jovem Nilo Murtinho Braga, filho do nosso amigo, comandante Emanoel Braga.

Eis a importante notinha na seção "Tópicos & Notícias", publicada na primeira página do jornal "A Imprensa" (terça-feira, 15 de maio de 1917).

A pequena nota de quatro linhas elucida um dos mistérios da permanência do futuro craque do Botafogo de Futebol e Regatas na capital potiguar.

Na edição do sábado, 12, o jornal do coronel e comerciante Francisco Justino de Oliveira Cascudo anunciava a chegada do vapor a serviço do Lloyd Brasileiro.

Ainda na quinta-feira, 10, o impresso do pai do escritor Luís da Câmara Cascudo anuncia a chegada do navio ás seis com partida duas horas depois para o Norte.

O vapor, procedente do Rio de Janeiro, faz escala no Recife (dia 9), com destino final Óbidos, no Pará.

O que se sabia, até agora, é que Nilo Murtinho Braga já se encontrava em Natal no ano seguinte.

Como atesta uma nota do correspondente da imprensa pernambucana sobre um amistoso do América contra os rapazes do destroier "Piauí" (terça-feira, 11 de junho).

Aponta até alguns jogadores: Monteiro, Catumbi, Arari Silva de Brito, Oscar Siqueira, Barroso, Nilo, Lauro Lustosa, Luciano e Mimi.

E participando do primeiro campeonato da Liga, que acaba não terminando em decorrência da epidemia da gripe espanhola ou "Influenza".


FONTES

A Imprensa

Diário de Pernambuco

4 comentários:

  1. Bom dia, Vanilson.
    Mais uma vez provando o valor de uma pesquisa criteriosa.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Na próxima Frederico Murtinho Braga.

    ResponderExcluir
  3. Informação foi inserida no MB sobre a sua curiosa pesquisa. O MB quer dizer duas coisas: 'Mundo Botafogo' e 'Muito Bom', isto é, publica dos amigos e colaboradores artigos e notas informativas como são as suas pesquisas: Muito Boas!
    Abraços Gloriosos, Companheiro.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a repercussão da reportagem. Está em boas mãos: o blog mais representativo da história botafoguense (ao lado do Datafogo, do Cláudio Falcão)

    ResponderExcluir