Consulta

terça-feira, 19 de março de 2024

"Imagens dos presidentes não tem autoria específica"

"O Malho" com uma foto histórica

José Vanilson Julião

Somente as observações de um pesquisador gabaritado no assunto, o paulista Frederico Nicolau (Fundação Rampa), para esclarecer, definitivamente, que as fotografias do encontro entre os presidentes Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Dorneles Vargas, em Natal, não tem autoria conhecida.

Em série de janeiro o repórter errou ao afirmar que o autor das históricas imagens seria do falecido militar e fotógrafo norte-americano John “Jack” Raymond Harrrison, do Estado de Delaware (Costa Leste), autor de um conhecido livro ilustrativo e biográfico sobre a estadia dele na capital potiguar durante a II Guerra Mundial.

“As fotos oficiais nunca constam o crédito autoral e pode ser feita por qualquer um marinheiro disponível”, assegura o especialista no conhecido conflito, Fred Nicolau, radicado no Rio Grande do Norte desde meados dos anos 2000.

Jack Harrisson, falecido com mais de 90 anos, guardou por mais de sete décadas o arquivo particular e não tinha como ter as famosas imagens com os chefes de estado no Jeep, na Rampa, e no destroier, em seus variados ângulos e divulgadas dias após a reunião na borda do estuário.

Ele também concorda que a nova situação em nada diminui a importância de Jack Harrison e seus registros fotográficos do cotidiano natalense e na base aérea de Parnamirim, então pertencente ao território (distrito) de Natal emancipado em 1958.

Pela atual pesquisa iconográfica ficou constatado que uma das primeiras publicações a inserir a foto dos estadistas em um destroier no Rio Potengi, acompanhados de assessores, entre eles o almirante Jonas Howard Ingram e o embaixador Jefferson Caffery, foi a revista carioca “O Malho”.

A mídia impressa do Rio de Janeiro (Distrito Federal) insere a fotografia no número 39 (Abril/1943) numa edição especial comemorativa ao aniversário do presidente Getúlio Vargas (132 páginas). Na página 66 com a seguinte legenda.

- Expressiva documentação fotográfica do histórico encontro dos presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt em Natal, para a "Conferência do Rio Potengi", em que os dois "leaders" americanos discutiram pontos essenciais da intensificação da guerra.

A nova consulta em fontes disponíveis na rede confirma a não identificação ou crédito do fotógrafo, sendo disponibilizada pelo Museu Nacional da Marinha Americana (Lote 11569-4) com as seguintes informações:

“O presidente Franklin D. Roosevelt brinca com o presidente Getúlio Vargas do Brasil quando os dois chefes de Estado iniciam uma visita de inspeção do Exército, Marinha e Forças Aéreas das duas repúblicas americanas em um jipe, janeiro de 1943.

O Comandante da Força do Atlântico Sul, Frota Atlântica dos Estados Unidos da América, Jonas H. Ingram, ganhador da Medalha de Honra, está no banco de trás, à direita (Fotografia do Gabinete de Informação de Guerra. (2016/02/19).

 

FONTES

Correio da Manhã

Jornal do Brasil

O Malho

Tribuna do Norte

Biblioteca Nacional

Fatos e Fotos de Natal Antiga

Museu Nacional da Marinha dos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário