Consulta

terça-feira, 5 de março de 2024

Raras imagens do pai dos fundadores do ABC (I)

José Vanilson Julião

Casarão do coronel Avelino Freire

A história da fundação do ABC (29/7/1915) quase todo mundo e meio mundo sabe. Mas raras são as fotografias dos envolvidos dos jovens participantes.

Ainda mais de um importante personagem, o coronel e comerciante Avelino Alves Freire (presidente da Associação Comercial do Rio Grande do Norte).

Alves Freire é o genitor dos irmãos Emílio Alves Freire (eleito primeiro presidente por unanimidade) e Avelino Alves Freire Filho, o "Lili" (primeiro goleiro).

Faziam parte do grupo de 31 garotos e rapazes. Com a curiosidade de constar na relação Arary Silva de Brito, posteriormente jogador do futuro rival, o América.

Coronel e comerciante Avelino Alves Freire

Foi no casarão residencial dele, no final da Avenida Rio Branco, no bairro da Ribeira, com frente para os fundos do então Cineteatro Carlos Gomes, que aconteceu a reunião.

Até um dia desses o repórter somente tinha conhecimento de uma também rara foto dele (“portrait” no blog do soldado PM J. Maria (Mossoró) retirada do site oficial do clube.

Circulando desde 2012 agora reaparece em rede social, na página do ativista cultural Eduardo Alexandre Garcia, o "Dunga", outra imagem.

Esta segunda foto, não isolada, está em meio de uma colagem de uma publicação inglesa, com 1.080 páginas, no começo do século passado.

O registro está em "Impressões do Brazil no Século Vinte" (1913), edição “Lloyds Greater Britain Publishing Company, Limeted.”

"Impressa para circular na República dos Estados Unidos do Brazil e outros paizes estrangeiros." Precisamente dois anos antes do surgimento do alvinegro.

A montagem com Avelino Freire, pai, e outras personalidades da sociedade natalense da época, que, inclusive, merecem alguns comentários individualmente.

 

FONTES

ABC FC

Tribuna do Norte

Jota Maria

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário