Consulta

quinta-feira, 14 de março de 2024

Colunista relega Ferroviário de Natal das "figurinhas" (VI)

Jamiel passou pelo Ferroviário, Riachuelo, Clube Atlético Potiguar e Alecrim

José Vanilson Julião

O folclórico goleiro Bastos

Para homenagear os atletas das figurinhas do macarrão “Jandaia”, da fábrica de Biscoitos “Weston”, bem que poderia ser escolhido um jogador dos três grandes da época (1969): América, ABC e Alecrim.

A escolha também poderia suscitar dúvidas entre o artilheiro americano Evaldo de Oliveira Paula, o “Pancinha”; o ídolo alvinegro Alberi José Ferreira de Matos, ou Bastos, o folclórico goleiro alecrinense Sebastião Jerônimo da Silva.

Ou qualquer um dos “onze” dos três clubes. Mas o premiado vem de um clube pequeno para distoar da mesmice.

Trata-se do meia-atacante e depois lateral-esquerdo Jamiel Oliveira Cavalcanti (11/11/1947), atualmente com 76 anos.

Que aparece no Ferroviário no Torneio Início da categoria juvenil (domingo, 24/6/1962). O Tricolor foi eliminado no quarto jogo pelo Alecrim (pelo qual joga emprestado em amistoso contra o Campinense em 1964).

A formação do “Ferrim”: Reinaldo, Edmilson, Odilon, Silvestre, Gonzaga, Pinhão, Zé Maria, Bobô, Sebastião, Jamiel e Nena.

O Esmeraldino perde a final para o ABC, gol de João Hemerval do Couto, o “Dão”, que depois passou pelo futebol pernambucano e baiano com algum sucesso.

Jamiel, após nove anos, aparece no Riachuelo (1971). No time “naval”, do treinador Silvério Nogueira, chega a jogar ao lado do então centroavante Baltasar Germano de Aguiar.

Do RAC (após a participação na primeira Taça Cidade de Natal) no Torneio Início do Estadual veste a camisa do Força e Luz.

E no ano seguinte retorna ao clube que o revelou e participa da segunda Taça Cidade de Natal. No mesmo ano é reforço do Alecrim no campeonato estadual.

O longevo atleta retorna ainda, mais uma vez, ao tricolor da Rede Ferroviária, para o biênio 1973/74.

Ainda veste a camisola rubro-negra do Clube Atlético Potiguar (1975/77). Inclusive marcando gol da vitória sobre o Ferroviário.

Com fôlego de gato em 1979 enverga mais uma vez a camisa do Riachuelo. Até me perdi na conta da carreira...

 

FONTES/iMAGENS

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

No Ataque

Safern

Súmulas Tchê

Acervo José Ribamar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário