Consulta

sábado, 16 de março de 2024

Madeira de dar em doido no "Juvenal Lamartine"

Célio é o segundo em pé no Ferroviário

Sucesso da série das "figurinhas" do macarrão "Jandaia", da Fábrica Weston, atende pedido do leitor e traça perfil de jogador da época do "JL"

José Vanilson Julião

Ele não estava na minha agenda. Sequer era cogitado. Apesar de ser companheiro do meia Jamiel Oliveira Cavalcanti.

Mas para atender um amigo levanto um pouco da carreira dele. O personagem é o lateral-esquerdo Celio Viana Nunes, de 80 anos, completados em 29 de janeiro.

O juvenil Célio surge no titular do até hoje licenciado Santa Cruz Esporte e Cultura (1963/65) apontado como "médio de recursos a vista", diz a imprensa.

Em maio de 1966 aparece um Célio treinando entre os reservas do ABC contra o elenco titular, mas não sei se é o mesmo (Alô, Ribamar!).

O certo é que no Torneio Início de 1968 lá está Celio, que acaba fazendo parte de um dos melhores elencos do Ferroviário de Natal, montado no triênio 1968/70.

Com cambitos de ave pernalta, segundo um redator esportivo, Celio Viana vivia as voltas com o Tribunal de Justiça Desportiva.

Daí o chamarem de "Cipó" (pura maldade). Entretanto ele mesmo admitia que não dava colher de chá para atacante.

Mas também era eficiente em outro setor. Até marcou um gol no campeonato estadual de 1968, aquele que o Alecrim abiscoitou invicto.

E ensaiou ida para o Alecrim, mas como não falaram em dinheiro, preferiu ficar no Tricolor em 1971.

Em 1972 o Força e Luz (Cosern) pretende ser clube grande - com apoio da companhia concessionária do serviço de fornecimento de energia elétrica - e ele acaba contratado.

1973: ocorre outro boato, agora com destino ao Riachuelo, mas permanece no Ferroviário. E no começo de 74 é personagem, mais uma vez, do "Cartão Amarelo".

Feito a quatro mãos por Everaldo Lopes Cardoso (roteiro e texto) e Edmar Viana (desenhos e charges).

Segundo a seção humorística do "Diário de Natal" o treinador José Maria Pinto (professor de Educação Física da Escola Técnica Federal) só assume o "Ferrim" se o "faquir" voltar...

 


FONTES/IMAGEM

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Blog No Ataque

Acervo José Ribamar Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário