Consulta

domingo, 24 de março de 2024

O "Mister Magoo" da "Tribuna do Norte" (III)


JOSÉ VANILSON JULIÃO

A parte a indumentária ao modelo Charlie Chaplin, o “Carlitos” – calça frouxa e esvoaçante com o cinturão escondido sob a camisa – logo achei a performance de José Mussolini Fernandes idêntica a um outro personagem da mídia norte-americana.

A cabeça chata e o rosto redondo, lembra os vizinhos dele do Ceará, pois JMF era natural de Caraúbas, na região oeste do Rio Grande do Norte.

Para reforçar o queixo fino, as bochechas e o óculos fundo de garrafa dançando sobre o narizinho com uma bolota na ponta.

A expressão facial, para um apreciador das tirinhas dos jornais ou de história em quadrinhos, logo chama a atenção para a semelhança com o famoso personagem de desenho animado das sessões matutinas e vespertinas da TV.

Trata-se do “Mister Magoo”. O “senhor” Magoo foi criado no estúdio de animação da “United Productions of América” em 1949.

Ele é um aposentado rico, de baixa estatura, que se mete em confusões como resultado da extrema miopia. Agravadas pela teimosia em recusar admitir os cômicos problemas causados pela deficiente visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário