Consulta

segunda-feira, 25 de março de 2024

O "Mister Magoo" da "Tribuna do Norte" (VIII)

Cobertura da estadia do astro do cinema Tyrone Power pode ter sido feita a quatro mãos

Futuro diretor Luiz Maria Alves (de chapéu)

A fotografia rara do ator norte-americano Tyrone Power, com as presenças dos repórteres José Mussoline Fernandes (terno escuro mais a direita) e Luiz Maria Alves (de terno branco e chapéu ao lado do astro do cinema), pode indicar que a série de reportagens do “Diário de Natal” teria sido realizada a quatro mãos.

Outro indício: naquele tempo, anos 40, era raro, raríssimo, excepcional, qualquer reportagem, por importante que fosse, ou com ineditismo de furo, ter assinatura do autor do texto. Este privilégio era deixado para os articulistas, comentaristas e os responsáveis pelas colunas especializadas ou autorais.

Prova disso é que nas quatro edições do jornal da cadeia Associada, sobre a cobertura da estadia de Tyrone Power, nenhuma delas tem assinatura de autoria. O que se ver, sempre, são a coluna assinada do escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo, e do dono do jornal, o jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.

Como também material de opinião distribuído pelos D. A. (Diários Associados) ou pela Agência Meridional, também pertencente ao grupo ou cadeia de imprensa fundada por aquele jornalista paraibano. Caso de Murilo Marroquim, que escrevia para o carioca “O JORNAL”, cabeça de rede na capital federal. (VANILSON JULIÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário