Consulta

terça-feira, 19 de março de 2024

Surge dúvida sobre autoria da imagem dos presidentes (V)

Frederico Nicolau no saguão do diário matutino sob o "olhar" dois dois presidentes na capital potiguar

Fotografia da "Tribuna do Norte" pode finalizar a polêmica sobre autoria das fotos dos estadistas no RN

José Vanilson Julião

A enorme fotografia existente no saguão de entrada no prédio da "Tribuna do Norte", na Avenida Duque de Caxias (Ribeira), é peça importante para elucidar a polêmica sobre a autoria da famosa imagem do encontro dos presidentes Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Dorneles Vargas em Natal (28 de janeiro de 1943).

Bastava o repórter ter se lembrado dela ao começar em janeiro deste ano uma série de reportagens sobre o militar e fotógrafo norte-americano John 'Jack' Raymond Harrison, do Estado de Delaware, inicialmente e erroneamente apontado como autor da célebre fotografia do Jeep na Rampa.

Na primeira semana de agosto de 1982, quando comecei a estagiar no jornal matutino diário fundado pelo deputado federal, governador e ministro potiguar Aluízio Alves, foi um dos primeiros detalhes que notei: ela já estava lá, imponente, chamando a atenção de quem entrava.

Assim é a prova de que a conhecida foto dos estadistas norte-americano e brasileiro já circulava há anos, logo após o encerramento da guerra, em abril de 1945, na Europa, e em agosto do mesmo ano, na Ásia (Japão).

E bem antes do lançamento do livro de Jack Harrison em 2011. Portanto não poderia ter sido guardada por, pelo menos, 30 anos. No porão da casa dele, no condado de Hockessin, na costa leste dos Estados Unidos.

Além dos mais as fotos mais famosas do encontro no estuário do Rio Potengi – versões do Jeep e outras do destroier – não poderiam ter sido reveladas antes por questão de exiguidade de tempo, logística e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário