Consulta

domingo, 15 de setembro de 2024

"A campanha contra os apelidos dos craques" (XIX)

Teotônio Pereira da Silva

Na lista bicampeões mundiais (1958/62), na Suécia e no Chile, e astros da época e dois jovens novatos dos estados da Bahia e Minas Gerais

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Na relação dos 21 craques com as alcunhas íntimas e “secretas” publicadas pela “Revista dos Esporte” (janeiro de 1960) estão bicampeões mundiais (1958/62): Pelé, Pepe, Mauro, Gilmar, Garrincha, Quarentinha, Zagalo, Belini, Castilho, Jair Marinho, Moacir, Dino Sani.

A reportagem também relaciona os astros Calazans, Henrique, Telê, Babá, Jadir, Milton Copolillo e Pompéia, o goleiro americano conhecido como “Constelattion” (famoso avião da época).

Como também são citados os “desconhecidos” e novatos: o meia baiano Teotônio Pereira da Silva (Vasco da Gama) e zagueiro mineiro Lúcio Soares. Escolhidos para a carreira ser esmiuçada em separado.

O primeiro a ser dissecado é o Teotônio. Ele está na lista do elenco campeão carioca (decisão em janeiro/1959).

Aparece nas súmulas do Torneio Rio – São Paulo na seção específica da “Revista do Esporte”: 0 x 0 Flamengo (26/4/1959) e 2 x 0 Botafogo (30/4).

Jackson do Pandeiro

A segunda aparição é em “Candinha no Esporte” (a fofoqueira da publicação carioca): - Vocês precisam ver o Teotônio (Vasco) soltando pipa. Ele se esquece até do futebol... (edição número 12 – 30 de maio de 1959).

Depois na reportagem ou enquete de uma página. “Pontos de vista – O técnico de futebol é imprescindível?” (número 16 – 27/6).

É um dos 12 jogadores entrevistados: Écio, Jair Marinho, Adalberto, Américo, Altair, Chinesinho, Delém, Neivaldo, Beto, Nilo e Flávio.

Foi surpreendente para um novato, apelidado pelos colegas de “Jackson do Pandeiro” (o compositor e músico paraibano José Gomes Filho – Alagoa Grande, 1919/Brasília, 1982):

- Eu e meus amigos temos categoria para jogar sem ele, mas precisamos muito do técnico.

 




FONTES/IMAGENS

Revista do Esporte

Arena Rubro-negra

Ebiografia

Futebol Baiano

Heróis da Bola

Kike da Bola

Memórias do Esporte Clube Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário