Consulta

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Irmão de Ubiratan Camilo de Souza treinou "esmeraldino"

Ubiratan Camilo de Souza: o terceiro

O falecido radialista atuou em Natal como comentarista de arbitragem (Radio Nordeste) e repórter policial (A Republica, Tribuna do Norte, Cabugi, TV Ponta Negra e Radio Tropical)

José Vanilson Julião

O ex-zagueiro Ubirajara Camilo de Souza (João Pessoa/PB, 30/12/1948) o "Bira", irmão do falecido radialista e antigo árbitro de futebol, Ubiratan Camilo de Souza, é contratado como técnico do Alecrim em 1981.

“Bira” já havia mostrado as credenciais na pré-temporada em amistosos pelo interior do Rio Grande do Norte. Contra o Potyguar (Currais Novos) e Flamengo (Parelhas). Com derrotas: 2 x 1 e 1 x 0.

A estreia oficial na primeira partida do alviverde pelo torneio seletivo para a Taça Bronze (quinta-feira, 5/2), no campinho da Avenida Hermes da Fonseca (Tirol), o tradicional Estádio Juvenal Lamartine, contra o Ferroviário de Natal.

A primeira menção do nome dele na imprensa potiguar vem da coluna "Numeradas", assinada pelo jornalista Everaldo Lopes Cardoso, no "Diário de Natal" (na mesma data do jogo), logo depois do personagem encerrar a carreira no futebol português.

Ubirajara

Na primeira quinzena de março comanda o elenco em amistosos com derrotas para o Potiguar e o ABC. Na Taça Cidade de Natal é surpreendido na rodada inaugural (3 x 4 Emserv) e perde na segunda partida (0 x 2 América).

E acaba dispensado (quarta-feira, 22/4). O substituto é o gaúcho Ivo Egon Hoffmann, ex-treinador do Baraúnas e do Potiguar, ambos de Mossoró. O pivô da demissão teria sido a invenção da negociação de dois jogadores com um clube lusitano.

No final de julho os dirigentes alecrinenses foram pegos de surpresa com uma notificação trabalhista pela Junta de Conciliação e Julgamento a partir de reclamação do treinador demitido. Para receber o décimo terceiro, férias e aviso prévio.

O que mais espantou o dirigente Joilson Santana foi a diferença salarial, que subiu de 15 para 38 mil cruzeiros. O diretor revela que resolveu dar uma oportunidade para que "Bira" começasse a carreira por indicação do jornalista pernambucano Amaury Veloso.

Currículo como jogador: América do Recife (1968/71), Náutico (71/73), Fortaleza (73), Estoril Praia (73/76), Marítimo da Ilha da Madeira (76/78), Nacional/Madeira (78/80) e Olhanense (80/81).

“Bira”, desembarca no futebol lusitano numa época em que era abastecido pelo futebol pernambucano. Tendo como o maior intermediário o bem ativo empresário pernambucano Cier Barbosa (em atividade desde os anos 50).


"Bira", primeiro em pé, no elenco do "Timbu"

FONTES/IMAGENS

Almanaque do Fortaleza

Blog Armando Camarinha

Blog Lenivaldo Aragão

Diário da Manhã

Diário de Natal

Diário de Pernambuco

O Poti

Placar

Tribuna do Norte

Nilo Dias Repórter

O Gol

Nenhum comentário:

Postar um comentário