Consulta

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Treinador abandona ABC após ser campeão em 1950 (II)


Jornalista Aluízio Menezes de Melo, do jornal católico "A Ordem", com o radialista Mário Dourado

Empresário Orlando Gadelha Simas

José Vanilson Julião

Já havia visto as manchetes sobre o assunto, mas não dei importância ao noticiário da época interessado e iludido por outros temas que sempre aparecem.

Mas a assertiva do cronista da “Tribuna do Norte”, Amaury Dantas, determinou a curiosidade sobre o suposto “bolo” do treinador Edésio Leitão ao ABC.

O boato da saída repentina do técnico corre na quinta-feira (18/10/1951) – um ano e quatro meses após assumir o cargo – e na manhã seguinte o dirigente Orlando Gadelha Simas recebe telefonema do cronista Aluízio Menezes de Melo.

Quando o repórter do diário vespertino católico "A Ordem" recebe uma explicação sem pé nem cabeça de que a situação já era esperada dias antes pelos dirigentes abecedistas: o não cumprimento do contrato pelo menos até o final de outubro.

Página esportiva de "A Ordem"

O diretor alvinegro ainda disse ao jornalista de que a situação parte do treinador em decorrência de assunto particular (não explicado) e que no momento a providência era procurar um novo comandante para o elenco do clube das três letras.

Os diretores foram rápidos e logo na sexta-feira, para dois amistosos de final de semana em João Pessoa, capital paraibana, quem viaja é o antigo jogador Francisco Canindé do Nascimento, o “Tico”, que também jogou pelo principal rival, o América.

"A fuga de Edesio"

Foi o título de um comentário apócrifo no vespertino "Diário de Natal". Autoria de alguém identificado como "Player". Provavelmente a pedido e sem vínculo empregatício com o jornal da cadeia Associada.

A mídia do condomínio do jornalista paraibano Assis Chateaubriand também havia publicado no final de julho um desmentido de Edésio Leitão.

De que estaria de malas prontas para ingressar no Galícia de Salvador, o clube alvo e anil da capital baiana apelidado de "Granadeiro".



FONTES/IMAGENS

A Ordem

Diário de Natal

Crônicas Taipuenses

Arquivo Pessoal/Jornalista Kolberg Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário