Consulta

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Eles vestiram apenas uma vez a camisa vermelha do América/RN

"Testão" é o centroavante no Juventus de Elói Mendes no interior do Estado de Minas Gerais

José Vanilson Julião

Aloísio dos Santos, o "Testa"

Em 118 anos de história há uma extensa lista dos jogadores que vestiram mais de 100 vezes a camisa alvirrubra.

Entre eles Wallace Pernambucano, prestes a completar 130 jogos oficiais e com 67 gols completados na vitória recente contra o Pouso Alegre.

São recordistas de participações o lateral-direito Ivan da Silva (com mais de 400) e o goleiro Eugênio Flávio (acima de 300). Esta centena é aberta por Luiz Antônio Gomes da Silva, o zagueiro artilheiro “Gito”.

Na faixa dos 200 jogos podemos citar, entre outros, os seguintes craques: Edson Rocha, Sandoval Ferreira Nobre, João Maria Azevedo (“Baíca”), Carlos Moura Dourado, Carlos Mota do Nascimento, Baltazar Germano de Aguiar e Hélio das Chagas Nascimento, o “Helinho”.

Porém existe uma longa relação dos que vestiram a camisola branca e vermelha pelo menos uma vez. São os menos lembrados ou esquecidos pela torcida e pela imprensa. A seguir dois exemplos emblemáticos.

O lateral piauiense Francisco Antônio Nonato, o “Birunga”, começa no River (Teresina) (1971/75) e esteve no Riachuelo no Estadual. É cedido com mais dois ou três reforços para amistoso contra o Botafogo em João Pessoa. Com vitória paraibana (3 x 0 – 18/7/1976).

Faleceu em 2016 como motorista da ambulância da Prefeitura no município de União/PI. O ginásio de esportes do bairro Vila Nova Conquista leva o nome dele: mas é chamado de o “Birungão”.

O mineiro Aloísio dos Santos (23/3/1957), o “Testão”, começou na base do Atlético/MG, jogou por um Juventus do interior mineiro e veio do CSA (numa troca de jogadores), pelo qual joga no amistoso 2 x 1 Sport (21 de março).

Participa do jogo contra o Galo diante de 9.339 torcedores no Estádio Castelo Branco (6/5/1978). Entra no lugar do ponta-direita gaúcho Luís Carlos Alves Oliveira (“Jangada”). Sendo a única substituição na partida pela primeira fase do campeonato brasileiro.

Francisco Antônio Nonato, o "Birunga", é o primeiro em pé no "onze" do River de Teresina/Piauí


FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Placar

Ex-Atletas do Clube Atlético Mineiro

Yes Notícias

Severino Filho (Buim)

Portão União

Nenhum comentário:

Postar um comentário