Consulta

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

O "acaso" leva a data do passamento de ex-treinador americano

O lateral -direito "Biu" (primeiro em pé) jogou no América entre novembro/1966 e outubro/1968

José Vanilson Julião

O antigo treinador carioca do América, Sávio Ferreira, 58, falece de ataque cardíaco em Belém (terça-feira, 17 de agosto de 1982). Agora falta só a data de nascimento do personagem para completar a ficha.

Ele havia deixado as quatro linhas e era comentarista na TV Liberal - afiliada da Rede Globo - pertencente ao grupo fundado pelo publicitário pernambucano Romulo Maiorana (morou no Rio Grande do Norte).

Ferreira foi técnico americano no segundo semestre de 1968, sendo orientado a pedir demissão por motivação extra campo, inclusive confirmado anos depois pelo falecido lateral-direito alvirrubro, do Alecrim e ABC, o pernambucano José Agrinaldo Santiago de Oliveira, “Biu”.

Há muito o redator procurava saber detalhes do falecido técnico do Rio de Janeiro e só agora encontra em reportagem escondida em pé de página no "Diário de Natal". Puro lance casual, pois pesquisava sobre o antigo treinador José Ribamar Coqueiro, com carreira local.

O desaparecido treinador foi campeão pelo Remo e no Maranhão (pelo selecionado em 1962) antes de chegar ao Rio Grande do Norte. Além de clubes do Norte/Nordeste, como o Náutico do Recife, dirigiu os elencos do Olaria, Bangu, São Cristóvão, Madureira e Campo Grande (todos cariocas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário