Consulta

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Pai de famosa atriz funda clube na capital potiguar

Rosamaria Murtinho Braga, uma das grandes damas do cenário artístico nacional

Somente no retorno ao Rio de Janeiro ingressa no elenco do Botafogo ao lado do irmão

José Vanilson Julião

O “Jornal da Grande Natal” (28/1/2019) relacionou, ineditamente, o carioca Frederico Murtinho Braga, o “Fred”, como um dos 32 fundadores do ABC em Natal (29/6/1915) – lista que merece comentário sobre cada um deles –, mas pela primeira vez, na imprensa potiguar, publica reportagem ilustrada com duas fotos dele em ação pelo Botafogo/RJ.

“Fred” é irmão de Nilo Murtinho Braga, que começa a carreira mesmo na “Cidade Maravilhosa” em um clube pequeno, passa pelo juvenil do Fluminense para só então aparecer como atacante do América da capital potiguar (1918/19) e de volta ao Sudeste ingressar no clube da “Estrela Solitária”.

Frederico chegou primeiro ao Rio Grande do Norte, provavelmente nas férias escolares de meio de ano, assim como o irmão Nilo três anos depois. Por um pormenor em comum: o pai, o oficial da Marinha de Guerra, Emmanuel Gomes Braga, era o comandante da Capitania dos Portos na cidade.

Pela história deles com as duas agremiações locais, o alvinegro e o alvirrubro, são alvos de quatro postagens, em conjunto ou não, esclarecendo situações dos personagens no futebol local. O terceiro irmão, Fernando, também vestiu a camisa alvinegra botafoguense.

Carlos Alberto Murtinho

O principal personagem desta reportagem é pai da conhecida atriz de teatro, cinema e televisão Rosamaria Murtinho (Belém, 24/10/1935), nascida na capital paraense, quando o engenheiro agrônomo fazia um trabalho no Norte do País. O irmão dela, Carlos Alberto Pinheiro Murtinho (Belém, 1929 – Rio de Janeiro, 1990), também foi ator.

Na primeira fotografia (24/7/1921): Nilo, Edmundo Ciodaro, Antenor Maciel Rodrigues (Baby), Alkindar Dutra de Castilho, Nestor Duque Estrada de Barros, Henrique Moura Costa, Eugenio Couto, Paulo Teixeira Soares Neco); agachados: Augusto Oliveira, Frederico e Carlos Carvalho Filho (Leitoa)

Assim o segundo quadro botafoguense se apresentou: Oliveira, Couto, Nestor, M. Costa, Ciodaro, Baby, Leitôa, Alkindar, Nilo, Fred e Neco.

Na segunda fotografia, com camisas emprestadas para não confundir com o adversário, o também alvinegro Americano (Campos dos Goytacazes):

Antenor Maciel Rodrigues (Baby), Celso Coelho de Souza, Leite de Castro, Luís C. de Oliveira (Lagreca), Waldemar Teixeira de Oliveira, Sylvio Serpa (Alemão), Frederico e, sentado, Casemiro Santa Maria, quando explode a "Crise do Faroeste" (?).

No quadro improvisado, que perdeu por 3 x 1, goal de Jolibel (25/3/1923): Botafogo -- Casemiro, VaIdemar, Alemão, Baby, Palamone, Lagreca, Leite Jolibel, Celso, Fred e O. Tourinho.

Americano: Cleveland, Soda, Faria, Hugo, Gama, Zurlinden, Newton, Antoninho, China, Mário, Seixas e Chiquita.

Frederico é o penúltimo com a bola

 

FONTES/IMAGENS

Boletim Oficial BFR (156 – novembro/1959)

Boletim Oficial BRF (169 – dezembro/1960)

Acervo particular Ângelo Antônio Seraphini

ABC FC

Adoro Cinema

Frederico Murtinho é o último em pé

Botafogo do Meu Coração

Datafogo

Elenco Brasileiro

História do Futebol

Glamurama

Mundo Botafogo

Museu da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário