Consulta

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Futebolista no encontro de Mário de Andrade com Câmara Cascudo (VI)

O jornalista, repórter, professor e intelectual Oscar Wanderley (a elegância todo de branco)

Novas pistas sobre identificação do jogador americano no “Principado do Tirol”

José Vanilson Julião

A revista do cinquentenário do América dá as primeiras pistas: nome do presidente responsável pelas contratações, período de gestão e os apelidos dos dois jogadores pernambucanos.

As segundas pistas, tão importantes quanto as anteriores, cai na mão do pesquisador, como se fosse um arqueólogo tropeçando em um osso de dinossauro fossilizado ou em um meteorito.

A chegada do escritor paulistano Mário Raul Morais de Andrade (1893 – 1945) em Natal (sexta-feira, 14/12/1928), depois de desembarcar no Recife (3/12), coincide com a estadia dos atletas na capital.

Após um mês e 15 dias perambulando e realizando pesquisas no interior do Rio Grande Norte ele começa o retorno para a capital paulista pela Paraíba (27/1/1929).

Há menos de 21 dias de completar sete meses da partida do literato o repórter Oscar Wanderley publica na primeira e nobre página do jornal “A República” (8/8/1929) impressões sobre encontro na casa do escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo.

A visita acontece no "Principado do Tirol" (Rua Jundiaí), herança paterna, com a presença do narrador, do escritor paulistano e mais quatro convivas, pelo menos três deles envolvidos com o clube americano:

Alberto Câmara, Arari da Silva Brito (ex-jogador, ex-árbitro e ex-treinador alvirrubro), Vicente Gama (goleiro americano), e ele, nosso principal personagem de momento, José Hugo ("desportista"), o “Zezé”.

Com os primeiros dados e informações ainda não havia elementos suficientes para a identificação pessoal – nome completo por exemplo –, mas agora, além do apelido, se conta com os dois primeiros nomes.

 

NOTA DO REDATOR: A rara fotografia de 1941 com o professor da Escola Normal, Oscar Wanderley, Lêda Wanderley (primeira à esquerda por trás) e família na residência da Praça Padre João Maria (atual anexo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte).

 

FONTES/IMAGEM

A República

Diário de Pernambuco

Tribuna do Norte

Brechando

Crônicas Taiupenses

Fatos e Fotos de Natal Antiga

Futebol 80

O Galo

Overmundo

Portal da UFRN

Tok de História

“Câmara Cascudo e Mário de Andrade nos Anos 30: Desafios da Política e da Pesquisa sob tensão (UFRN – Edna Maria Rangel de Sá

"Mário de Andrade Intérprete do Brasil: O Nacionalismo Descritivista (UFPR – Juliana Correa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário