Consulta

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Primeira entrevista do arqueiro confirma goleada americana

Teixeira Lott e João Café Filho

"DE GOLEIRO EM NATAL A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - Café Filho, depois de longo silêncio, volta a falar de sua vida política"

- Diretor de "O Bonde", Chefe de Polícia, Deputado e Vice-presidente da Repúlica

- Os seus mais importantes projetos – Discurso causou a demissão do ministro – Abono de Natal – fala na tv no programa "Quem sou eu"

José Vanilson Julião

Com esta explosão de palavras e frases a imprensa destaca a primeira entrevista a uma emissora de televisão do Rio de Janeiro dois anos após ser obrigado a deixar o cargo público o potiguar João Fernandes Café Filho.

Numa quarta-feira, 27 de novembro de 1957, ele é sabatinado em programa da TV Tupi – patrocinado pelas Casimiras Aurora – apresentado pela atriz Heloisa Helena, e logo na primeira pergunta responde que saiu do cargo com o sentimento do dever cumprido e sentia-se feliz.

Atriz/apresentadora Heloísa Helena

O teor do "ping-pong" dois dias depois está em todos os jornais do conglomerado dos Diários e Emissoras Associadas em todo o país, inclusive sendo reproduzida na sexta-feira (29) pelo então vespertino "Diário de Natal", um dos dois impressos da cadeia de mídia na capital potiguar.

O texto produzido pela Agência de Notícias Meridional, também pertencente ao poderoso grupo midiático do jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, traça um rápido perfil do político norte-rio-grandense desde a juventude.

Ocasião em que ele relata a participação na fundação de jornais, um deles "O Bonde", a nomeação para o cargo de chefe de Polícia no RN após a Revolução de 30, os cargos eletivos e mais alguma coisa.

Nada de falar sobre o suicídio do presidente Getúlio Vargas ou da pressão do general Teixeira Lott.

Mas o importante para os torcedores do América de Natal - e para o torcedor alvinegro Francisco Enéas Peixoto - e que confirma ter sido goleiro numa derrota de 22 a 0 para o alvirrubro.

Apenas difere a quantidade de gols que sofreu antes de ser substituído. Fica no meio termo, 8, não em seis ou 11 como fontes diversas divulgam ou registraram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário