Consulta

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

O americano "Zezé" é suspenso no retorno ao futebol pernambucano

Primeira edição do livro diário

José Vanilson Julião

Depois da rápida passagem pelo América, sem qualquer ocorrência substancial ou importante dentro de campo, ficou mesmo para a história o fortuito encontro do atacante José Hugo Alves de Oliveira com o escritor paulista Mário de Andrade.

Até porque, depois do campeonato local ser suspenso e adiado para o ano seguinte, quando acabou não sendo concluído, o torneio início da temporada de 1929 somente é realizado em maio.

Zezé” retorna aos treinamentos na origem: o Sport. E deixa para trás os amigos na capital potiguar. É bem provável que tenha até deixado de contatar os personagens do sarau da casa do escritor Câmara Cascudo.

O repórter Oscar Wanderley, o goleiro Vicente Gama e mais uns três. Entre eles o funcionário do Ministério da Fazenda, Arari da Silva Brito, data de nascimento desconhecida e falecido no Rio de Janeiro (28/2/1956).

Fundador, jogador, dirigente, técnico, renuncia a vice-presidência da Federação nos anos 40, o único fora da intelectualidade e das autoridades mencionado no diário que resulta no livro "O Turista Aprendiz" (Editora Duas Cidades/1976), originalmente uma coluna no "Diário Nacional".

Neste espaço de tempo, entre a saída de Natal e a chegada no Recife, de importante somente o registro pelo diário “A Província” o relato da confusão de um jogo de selecionados principal e suburbano, quando agride um torcedor e termina suspenso por seis jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário