Consulta

domingo, 24 de setembro de 2023

O nascimento "oficial" da "frasqueira" do ABC (III)

Estádio Maria Lamas Farache (Ponta Negra), o "Frasqueirão", em dia de casa cheia


Jos
é Vanilson Julião

Para situar o leitor mais uma vez sobre a constância do termo frasqueira na imprensa registro que, entre março de 1957 e dezembro de 1959, o verbete aparece pelo menos oito vezes no Diário de Natal, bem menos do que as 37 ocorrências de O Poti a partir de dezembro/1954.

Mas o foco desta postagem, a terceira da série, tem como objeto principal um ligeiro perfil sobre Manoel Francisco Lamas, o Chico Lamas, falecido em março de 1984 e considerado o mais assíduo difusor e propagandista do apelido da torcida alvinegra.

Chico era integrante da família chilena ainda composta pelo irmão Carlos, fundador da Rádio Educadora de Natal (REN), depois Poti como emissora dos Diários Associados, e a irmã Maria, mulher do faz tudo dentro do ABC, o cunhado Vicente Farache Neto.

Dona Maria veio a ser nome do primeiro estadinho, no quarteirão onde depois se constrói a sede da Rua Potengi, no bairro de Petrópolis. E com justiça é a patrona do Estádio Maria Lamas Farache, no bairro de Ponta Negra, na Zona Leste de Natal.

A nação preta e branca o chama extra oficialmente e não poderia ser de outra forma, de Frasqueirão, como a torcida também denominou o setor central da arquibancada no demolido Estádio Castelo Branco/João Machado.

Aos 18 anos era goleiro do juvenil americano. Mas também consta que andou vestindo a camisa tricolor do extinto Santa Cruz Esporte e Cultura nos anos 40. Posteriormente até apitou amistoso ABC x Madureira (começo dos anos 50).

Era pai do falecido salonista americano Salvador Lamas e do Amador Lamas, envolvido com provas de rally e õ fora de estrada nos anos 80.

O Diário de Natal (quarta-feira, 14/3/1984), na mesma edição, veicula anúncio da missa de sétimo dia e o perfil de Chico Lamas, a cujo velório comparece o governador Aluízio Alves.

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas/IBGE

Escrete de Ouro

Nenhum comentário:

Postar um comentário