Consulta

terça-feira, 12 de setembro de 2023

A goleada americana no time dos estudantes da capital potiguar (II)

Foto rara capturada do excelente site de 'antiguidades" "Fatos e Fotos de Natal Antiga"

Depoimento "O Futebol do Rio Grande do Norte até 1930" confirma placar elástico

José Vanilson Julião

A segunda menção sobre a goleada América 22 x 0 Atheneu é publicada pelo já agora definitivo semanário "O Poti" (domingo, 4/9/1983).

E vem de um depoimento de página inteira do ex-deputado federal (1950) e promotor público Gil Soares de Araújo (Martins, 1907) e sócio americano entre 1924/27 (O Poti, 14/7/1985).

O documento impresso histórico faz parte de um relatório em que atende apelo, no dizer mesmo de Gil Soares, do amigo Luís da Câmara Cascudo.

As importantes declarações da memória futebolística de Soares foram inseridas na obra "O Livro das Velhas Figuras" (Volume II, página 119).

Ele diz: - ...O primeiro jogo oficial (sic) do América foi marcado pelo sensacionalismo (1915 ou 1916). Derrotou o Ateneu por vinte dois a zero, cabendo ao ponta-direita Napoleão Soares 11 tentos.

Após o sexto ponto o goleiro João Café Filho teve como substituto Joaquim Lustosa Pitta, que deu conta do resto...

Gil Soares ainda lança a controvérsia do ano de fundação do Alecrim (1917) e cita Café como um dos fundadores.

Inclusive com a primeira partida do Alecrim contra os rapazes da Escola de Aprendizes Marinheiros, onde hoje fica a Base Naval.

E também o desaparecimento temporário, entre 1918/19, para dar vez, até com a participação de Café, ao tricolor Centro Sportivo Natalense – transformado no Clube Atlético Potiguar (1941).

Foi o CSN (ou CEN) o líder do primeiro campeonato (1918) até a interrupção por causa da epidemia da gripe espanhola (Influenza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário