Consulta

domingo, 24 de setembro de 2023

Mário de Andrade e o encontro com dona Branca Pedrosa

Estádio da Jaqueira conta com 474 jogos no "currículo" até ser desativado após 1940

Jos
é Vanilson Julião

Do total de 19 publicações a primeira em maio e mais três colunas O Turista Aprendiz com preparativos e relatos da região amazônica tinham saído em o Diário Nacional no segundo semestre de 1928, quando a partir da quinta veiculação, em janeiro do ano seguinte, o escritor Mário de Andrade começa a desovar a passagem nordestina.

O que chama a atenção do redator está na oitava da série (22/1). Um encontro no final da manhã (11 horas), Dia do Natal (25 de dezembro). Degringolando das alturas de Petrópolis, numa baratinha azul (automóvel), Cristovam Dantas mas eu, viemos tomar banho em Areia Preta...

- Conversei com dona Branca, paulista, creio que minha parenta longe, pois nasceu em Toledo Piza. É dona de prestígio na sociedade... Gostei muito de conhecer dona Branca. Não me repõe em São Paulo apesar de tão paulista no jeito, na altura e na fala, porque não sei ter saudades do sul...

O foco no detalhe desta reunião social se deve ao fato de que dona Branca Toledo Piza Pedrosa foi casada com Fernando Gomes Pedrosa, o industrial e agropecuarista, eternizado na história como introdutor do futebol no Rio Grande do Norte 25 anos antes, quando trouxe a primeira bola da Inglaterra, onde estudava.

A última coluna sai na edição 533 (quinta-feira, 29 de março) já com o relato da estadia na Paraíba e prestes a retornar para São Paulo.

Em nenhuma se reporta ao sarau com os cinco convivas entre eles o jogador americano José Hugo Alves de Oliveira ("Zezé") na casa do escritor potiguar Luís da Câmara Cascudo.

Não fosse o artigo do jornalista Oscar Wanderley em A República (8/8/1929) a ligação do jogador do Sport e América com a descoberta do nome completo e demais dados teriam ficado no limbo do esquecimento. 

Pois fontes bem posteriores somente citam o típico apelido vinculado e contraído como corruptela do primeiro nome.

Como mais um pormenor: enquanto a imprensa paulista publica mais uma coluna do turista José Hugo Alves se envolve em confusão no campo (Jaqueira) do alviverde América recifense, com repercussão nos cinco principais jornais pernambucanos nas edições da terça-feira (26) e apreciação do caso na assembleia extraordinária da Liga de Desportos Terrestres.

A sessão em pauta é conduzida pelo presidente da entidade, Maviael do Prado Sampaio, filho de sergipanos, que viria ser colunista do Jornal Pequeno e deputado estadual pós Revolução de 1930.

FONTES

Diário Nacional

Geni

Nenhum comentário:

Postar um comentário