Consulta

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

O aristocrata potiguar estreia com vitória no Botafogo

José Vanilson Julião


Se não consta entre os estudantes fundadores do Botafogo FC (12/8/1904) – desconsiderando o curto período “Eletro Club” – Raul Barreto de Albuquerque Maranhão está na história pela participação em seis das nove primeiras partidas.

A estreia nos amistosos do meia Raul Barreto Maranhão (Natal, 13/9/1897) – era assim, com o nome completo, nas fichas técnicas – na primeira vitória e no quarto jogo. 1 x 0 Petropolitano (21/5/1905).

Ele perde penalidade máxima (primeiro tempo) e Flávio da Silva Ramos (Petrópolis, 1889 – Rio de Janeiro, 1967) – fundador e primeiro presidente –


marca no segundo tempo.

Com arbitragem do senhor Jonas – vinculado ao Rio Football Club – o amistoso acontece no campo da Rua Conde de Irajá (ou Voluntários da Pátria por divergência de fontes), em Botafogo.

Botafogo – Álvaro Werneck, João Leal, Raul Barreto Maranhão, Waldemar Pereira da Cunha, Octávio Werneck, Ademaro de Lamare, Ithamar Tavares, Flávio Ramos, Octávio Pereira da Silva “Tupin”, Alexandre Mayo e Carlos Bittencourt.


Petropolitano – José Frias, Hippolyto Pederneiras, Álvaro Soares, Dionysio Cerqueira, Fernando Vidal, Carlos Rocha Lima, Luiz Pederneiras, Eduardo Pederneiras, Armando Vidal, Júlio Werneck e Fernando Vasconcellos.

Maranhão depois do clube da Estrela Solitária, defende o alvirrubro “Football and Athletic”, o alvinegro Internacional, Bangu e o alviverde Riachuelo.

No “FA” e internacional joga no mesmo ano da saída do “Glorioso”. Pelo Bangu no ano seguinte e pelo Riachuelo em duas temporadas (1906/07).

O “Futebol e Atlético” (27/6/1904) é extinto em 1912; o Internacional (3/8/1904); o Riachuelo (19/10/1905) também é desaparecido.

Pelo Bangu Atlético Clube – do bairro do mesmo nome (Zona Oeste) e vinculado a fábrica de tecidos homônima – são 11 jogos (seis vitórias, um empate e quatro derrotas).

E como um dos pioneiros do futebol no cenário da capital federal é um dos personagens do livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, do cronista Mário Filho.

 

Fontes:

Gazeta de Notícias

Jornal do Brasil

Jornal do Commercio

O Imparcial

Bangu.Net

Boletim do Botafogo de Futebol e Regatas

Botafogo de Futebol e Regatas

Campeões do Futebol

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Mundo Botafogo

O Gol

Wikipedia

 

2 comentários:

  1. Grandes histórias dos primórdios do futebol, Vanilson!
    Abraços Gloriosos.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo acompanhamento. E quando tiver correção pode agir!

    ResponderExcluir