Consulta

sábado, 2 de setembro de 2023

Reportagem sobre hexa juvenil do Santa Cruz repercute em Portugal

Liberalino Almeida, como é conhecido entre os lusitanos, recebe placa pelos 500 jogos como treinador

Ex-jogador Liberalino Jacinto de Almeida, hoje técnico, jogou ao lado do pernambucano Jailson Correia Aguiar

J. V. J

Uma situação gratificante para o pesquisador é qualquer reportagem, não importa a quantidade de acessos - uma, duas, dez, 50 ou 100 – ter repercussão ou resposta do internauta com algum comentário.

Um destes casos interessante – considerado importante como prova da eficácia e reconhecimento do trabalho – refere-se ao relato da primazia dos seis títulos no campeonato pernambucano juvenil pelo Santa Cruz.

A foto do elenco campeão (1959/64) que ilustra o texto anterior consta os principais jogadores, considerados titulares, da inédita conquista antes do hexacampeonato entre os profissionais do rival Náutico (1963/68).

Entre eles os jogaram nos três principais clubes natalenses. O lateral Biu (América, Alecrim e ABC), o meia Jailson (ABC e América) e o ponta-esquerda Josenildo (Alecrim e ABC). Pela ordem entre parênteses.

A longa explicação é para introduzir na história o ex-jogador do Clube de Regatas Brasil, o conhecido "cerrebê", Liberalino Jacinto de Almeida (19/9/1952), atualmente radicado em Portugal.

E o motivo de entrar na pauta do repórter se deve ao fato de que o mesmo comentou em rede social que jogou no CRB, o alvirrubro de Maceió, a capital alagoana, com o pernambucano Jailson Correia de Aguiar.

Feita a observação verifico as possíveis informações de Liberalino Almeida na rede. Está lá, no site O GOL, que disponibiliza dados de antigos e atuais jogadores dos cinco continentes.

Ele deve ter saído do Brasil bem jovem. Quando da segunda passagem de Jailson pelo "Galo da Pajuçara", entre 1971/72 (a primeira foi em 1968/69).

No site consta participações em clubes portugueses a partir da segunda metade dos anos 70: Salgueiros (76/79), Paredes (79/80), Oliveira de Frades (80/81), Portalegrense (81/82), Associação Desportiva Guardas (82/87), Vila Formoso (87/88), São Romão 988/89) e Mileu Guarda (91/92).

Ao encerrar a carreira dentro das quatro linhas passa a trabalhar como auxiliar técnico no Mileu Guarda e em uma terceira agremiação com este mesmo nome: o EFF Guarda.

Em 2019 recebe placa como homenagem aos 500 jogos como comandante do clube.

Agradeço de público ao jornalista Rubens Lemos Filho (Tribuna do Norte) pelo incentivo e dica: as postagens começaram realmente a ter mais repercussão depois que passei a divulgar com intensidade os temas.

NR: Abaixo o CRB como primeiro campeão no Estádio Rei Pelé (inicialmente conhecido como “Trapichão”): Pompéia, Nadinho, Ronaldo Brito, Ademir, Rinaldo, Azevedo, Mário, Canavieiro, Bebé, Jailson e Zezinho.

 

O meia=atacante Jailson Correia de Aguiar, o penúltimo agachado, campeão no Galo da Pajuçara/1970

FONTES/IMAGENS

Anotando Futból

Museu do Futebol Alagoano

O GOL

Rádio F/Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário