Consulta

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Desenhista do primeiro escudo botafoguense participa do primeiro guia do campeonato carioca


José Vanilson Julião

A pesquisa para compor o longo, interessante e inédito perfil do aristocrata potiguar Raul Barreto de Albuquerque Maranhão tem levado, ainda, ao resgate de histórias “esquecidas”.

Como a revelação do fundador do Botafogo Futebol Clube, Flávio da Silva Ramos, de que a ideia para surgimento do alvinegro acontece numa viagem de bonde, ao lado do colega Emanoel Sodré, pontapé inicial para gestação da agremiação no banco escolar.

Agora o fato de que o também fundador e jogador Basílio Vianna Júnior (19/9/1884 – 1947), desenhista do primeiro escudo, com iniciais entrelaçadas no estilo suíço à nanquim, é um dos autores do guia do primeiro campeonato carioca.

Ele foi jornalista e caricaturista. Formou-se em Farmácia e Direito. Depois de concluir o secundário no famoso Colégio Abílio (onde conhece Álvaro Werneck), no qual fez o curso de bacharelado em Ciências e Letras (sic).

Disputou o primeiro jogo: 0 x 3 Athletic (2/10/1904). Botafogo: Flávio Ramos, Victor Faria, João Leal, Basílio Vianna, Octávio Werneck, Adhemaro de Lamare, Norman Hime, Itamar Tavares, Álvaro Soares, Ricardo Rego e Carlos Bittencourt.

Pelo América 2 x 0 Botafogo (28/6/1908): Victor Villas Boas, Belfort Duarte, Dinorah (campeão alvinegro em 1910), Amílcar Pinto, Aquino, Leôncio Carvalho, Basílio Vianna, Lucas Assumpção, Gabriel de Carvalho, Delveaux de Gouveia e Roberto Shalders.

Como “referee” (árbitro ou juiz) no jogo treino entre Botafogo 13 x 0 Mangueira (25/4/2009).

- O escudo do Botafogo, porém, feito por ele, estava numa moldura, pregado na parede, como um quadro, bem à mostra de quem entrava na sede do clube, um puxado para empregados de uma casa em ruínas. Maior prova de consideração Basílio Viana não poderia ter.

Com a fusão entre o “Futebol Club” e o “Club de Regatas” é incorporada a Estrela Solitária, mas o contorno permanece o do original com o contorno preto e branco (externo e interno com a estrela no centro).


FONTES/IMAGENS

Pimentel, Luís – “Botafogo desde Menino” (2009 – Mauad Editora)

A Noite

Manchete Esportiva

Botafogo

Futebol de Antigamente

Eucília Soares Leiloeira

Mundo Botafogo

Terra

@karlos_edduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário