Primeira Igreja Presbiteriana de Natal em cartão postal colorizado/Site Fatos e Fotos de Natal Antiga |
José Vanilson Julião
Pouco se sabe sobre a esposa do “major” Felipe Leinhardt. Entretanto o nome de dona Rosa da Rocha aparece como signatária de abaixo-assinado contra a propagação do protestantismo no Rio Grande do Norte
Conforme a relação de mais de duas centenas de nomes que toma quase todo o “espelho” da página dois (de um total de quatro) do jornal “Diário de Natal” (antigo “Nortista”), na edição 2.936 (sábado, 5 de maio de 1906).
O “Órgão do Partido Republicano” dirigido pelo “coronel” Elias Souto diz que é resultado da “audácia e inconveniência” do ministro luterano William Calvin Porter (Alabama, 1855 – Recife, 1939), com atuação em Pernambuco e Ceará, em se deslocar até Macaíba para fazer batizados e adquirir adeptos para “sua seita reprovada.”
W. C. Porter - missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos ou Igreja do Sul (PCUS - Presbiterian Churchil United States) - enfrenta gente grossa da sociedade de Natal que encabeça a lista: Aureliano Clementino de Medeiros (presidente-intendente), Manoel Maurício Freire (delegado de Polícia), José Januário de Mello Pinheiro (secretário da Intendência), comerciantes e mulheres, muitas mulheres...
Porter chegou ao país no começo dos anos 1880 com o pai James Porter, que acabou falecendo logo em seguida.
No final do século XIX esteve pela primeira vez, durante quatro meses, no RN, quando construiu o prédio da igreja na Avenida Junqueira Aires, inaugurado em 03/09/1898.
No décimo quinto ano de circulação a página é dividida com reclames da Sapataria Condor de Cipriano Freire (Rua Doutor Barata), “Loja da Matriz” (Rua da Conceição – Cidade Alta) – informando que já não se precisa deslocamento para a Ribeira – com mercadorias vindas com atraso do Rio de Janeiro pelos vapores “Condor” e “Brazil”.
E até um anúncio com figurinhas de animais do jogo do bicho com palpite “popular" para as apostas.
FONTES/IMAGENS
Diário do Natal
Fatos e Fotos de Natal Antiga
Igreja Presbiteriana do Brasil
Igreja Presbiteriana Ebenézer
Revista Ação Missionária
Third Milleniumm Ministries
Nenhum comentário:
Postar um comentário